Deputado Tom Araújo parabeniza cidade de Paripiranga

O povo de Paripiranga recebeu moção de congratulações do democrata Tom Araújo pelos 131 anos de emancipação do município. No documento, ele descreve a história de povoamento da localidade e destaca que, “hoje, a economia do município está baseada na indústria (pequenas indústrias de transformação: padarias, marcenaria, serralheria, olarias, etc.), comércio, pecuária e agricultura, onde se destaca a produção de milho, abóbora e feijão”.

Entre as principais festividades do município o deputado destaca “o São Pedro, no mês junho, com uma vasta programação artística e cultural. Em novembro, ocorrem os festejos comemorativos à padroeira do município – Nossa Senhora do Patrocínio”.

Tom Araújo conta que “o nome primitivo da localidade onde se originou o município era Malhada Vermelha, depois mudado para Patrocínio do Coité, havendo ligação desse nome com a existência de grande exemplar de uma árvore denominada coité”. Finalmente, diz, em 1931, passou o município a denominar-se Paripiranga. Segundo o deputado, Cícero Dantas foi anexado a Paripiranga, sendo depois restabelecido em maio de 1933, “ficando o município de Paripiranga constituído de dois distritos: Paripiranga e Adustina, cuja composição administrativa foi ratificada de acordo com a Lei 62-8, de 30 de dezembro de 1953. Recentemente, o distrito de Adustina ganhou autonomia administrativa e elevou-se à categoria de cidade”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário