Alagoinhas Receberá A Exposição Itinerante Navio Negreiro – Hansen Bahia E Castro Alves

Depois de Santo Amaro receber a exposição itinerante Navio Negreiro, chegou a vez da população da cidade de Alagoinhas conhecer as obras do artista Hansen Bahia, que foram inspiradas no poema O Navio Negreiro, de Castro Alves. A exposição ficará no Centro de Cultura de Alagoinhas, entre os dias 4 e 12 de dezembro.Através do Centro de Memória da Bahia (CMB), unidade vinculada a Fundação Pedro Calmon/Secult a exposição Itinerante irá visitar mais 10 cidades do interior. O diretor do CMB, Rafael Fontes, reforçou o trabalho do Hansen, “por que leva a gente a fazer uma reflexão sobre esse marco. A história precisa ser pensada e discutida nos dias de hoje. Por isso, a exposição itinerante levará para as cidades oficinas, debates e discussões sobre o que foi a escravidão”, reforçou.

De acordo com o curador da exposição, Ayrson Heráclico, essa obra de Hansen Bahia é única, “porque ninguém nunca ilustrou um poema inteiro”. Inspiradas pelo poema O Navio Negreiro de Castro Alves, Hansen Bahia descreve em imagens a violência contra os africanos subjugados de escravos vindos nos porões dos navios.


Autor das ilustrações de O Navio Negreiro, Hansen nasceu na Alemanha e naturalizou-se baiano. Ilustrador, escultor, pintor, escritor e professor são algumas das atividades que o artista exerceu durante a vida. Através de um testamento ele doou o acervo para a cidade de Cachoeira, local onde foi criada a Fundação Hansen Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário