CRUZ DAS ALMAS: Casos de conjuntivite aumentam no município

Um surto de conjuntivite bacteriana vem pondo os moradores de Cruz das Almas em alerta devido ao crescente registro de pessoas com sintomas da infecão nos olhos procurarem tratamento nas unidades de saúde do município. A nossa reportagem já recebeu relatos de país que afirmam terem se contaminado por meio de seus filhos que contrairam a conjuntivite nas escolas onde estudam. Acredita-se que seja causada por uma bactéria viral, pois os sintomas da infecção começam a se manifestar 24 horas após a "vítima" ter mantido contato com alguem infectado.

Segundo especialistas, a infecção desaparece em até duas semanas sem a necessidade de usar antibioticos. Mas o processo de cura pode ser acelerado por meio de uso de colírios, pomadas, soro fisiológico gelado e compressas sobre as pálpebras. A Secretaria de Saúde do município ainda não se manifestou oficialmente sobre o caso, mas acredita-se que medidas serão tomadas para prevenir novos contágios em crianças e adultos.

O QUE É?
A conjuntivite é uma doença que se caracteriza pela inflamação da conjuntiva, causada por agentes tóxicos, alergias, bactérias ou vírus. A conjuntiva é a membrana transparente que recobre o globo ocular e a parte interna da pálpebra. A conjuntivite viral é altamente contagiosa, freqüente no verão, e apesar de não ser grave provoca muito incômodo e alguns cuidados devem ser tomados para que não se transforme em epidemia.

Geralmente compromete os dois olhos, não necessariamente ao mesmo tempo, sendo o contagio feito pelo contato direto com a pessoa doente ou objetos contaminados. Esta contaminação ocorre com maior facilidade em ambientes fechados como escolas, creches e ônibus.

SINTOMAS

Os principais sintomas da conjuntivite são:
Olho vermelho e lacrimejante;
Inchaço nas pálpebras;
Intolerância à luz;
Visão embaçada;
Visão borrada.

A secreção da conjuntivite viral é mais esbranquiçada, em pequena quantidade e demorando aproximadamente 15 a 20 dias para desaparecer com tratamento adequado. A secreção da conjuntivite bacteriana é mais amarelada e abundante. Demorar de 5 a 7 dias para desaparecer com tratamento adequado.


#ForteNoReconcavo

Nenhum comentário:

Postar um comentário