CRUZ DAS ALMAS: Secretaria do Trabalho e Assistência Social realiza 1° Fórum Profissional sobre a pessoa idosa

Por meio da Secretaria do Trabalho e Assistência Social, a Prefeitura de Cruz das Almas realizou nesta quarta-feira (26), na Biblioteca Municipal, o I Fórum Multiprofissional Sobre Pessoa Idosa no município. Durante a manhã, tivemos a abertura do evento com apresentação do grupo Os Melhores Amigos do CRAS e a presença do prefeito Orlandinho, compondo a mesa ao lado do vice-prefeito, Max Passos, a secretaria da pasta, Jucelia Cerqueira, o vereador Carlos Borges e o promotor de Justiça, Adriano Marques.

O município tem enfrentado dificuldades para formar o Conselho Municipal de Direito do Idoso. E foi um dos temas apresentado por Dr. Adriano, que chamou a atenção para a falta de compromisso da sociedade na participação junto ao poder público. “Eu tenho muitas demandas em favor de vocês (idosos) na Promotoria. O município tem ajudado da forma que pode, mas a gente precisa entreter a população de Cruz das Almas para que também abrace esta causa”, destacou.

O prefeito Orlandinho falou da importância do evento e parabenizou a secretária e sua equipe: “Jucelia está de parabéns pelo trabalho desenvolvido! É muito importante esta realização. Em muito outros países os idosos merecem um respeito especial, aqui no Brasil temos uma longa caminhada pela frente. Mas, este e o momento de discutirmos a autonomia do idoso, saúde, capacidade laboral", declarou.

Na parte da tarde, tivemos um breve panorama sobre o que tem sido feito pela terceira idade de Cruz das Almas, apresentado por Laís Silveira, David Serra e Julivia Fiuza. Seguido por um diálogo sobre autonomia e independência da pessoa idosa, tendo como intercessoras a assistente social, Débora Marques, de Salinas das Margaridas e Luzia Amália, do Grupo Melhores Amigos. Em seguida, uma palestra sobre a Importância do trabalho multiprofissional para a pessoa idosa, tendo como palestrante a professora Drª Marcela Silva.

Muito valioso e extremamente participativo”, assim definiu o evento a secretária Jucelia. “Tivemos a participação de todos os grupos e movimentos religiosos que trabalham com os idosos no município. Saldo muito positivo, terminamos o evento ´registrando a participação de 200 idosos”, concluiu. Estudantes do curso de Serviço Social, assim como profissionais da estiveram presentes também. O encerramento ficou por conta dos grupos de Carimbó e Samba de Roda do Bom Viver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário