Pedra de 1,3 Kg é retirada de bexiga de paciente em Jacobina

Um paciente morador da cidade de Miguel Calmon foi operado nesta segunda-feira (20/maio), no Hospital Municipal Antônio Teixeira Sobrinho (HMATS), em Jacobina, com problemas na bexiga. Para surpresa da equipe médica liderada pelo Dr. João Cléber, uma 'pedra' de 1,3 Kg, medindo 18 centímetros, foi retirada da bexiga do paciente.

O caso é considerado raro e deixou toda equipe espantada.
O que são as pedras na bexiga?
Cálculos vesicais são pedras compostas por sais de cálcio que se acumulam na bexiga urinária ao longo do tempo. Eles podem variar de tamanho. As pequenas costumam ser eliminadas pela urina e não precisam de tratamento, mas as maiores podem ocupar quase todo o espaço do órgão, afetando as funções de armazenamento e eliminação da urina. 

Geralmente, os cálculos vesicais na bexiga se formam em decorrência de dificuldade de esvaziamento do órgão. É mais comum ocorrer em crianças com má-formações congênitas e entre homens com aumento da próstata (hiperplasia prostática benigna – HPB), quadro clínico propício à obstrução do fluxo de urina, o que favorece o acúmulo de materiais que poderão se calcificar. No entanto, as pedras também podem aparecer em indivíduos sem evidência de problemas anatômicos, infecções ou outras alterações.

As pedras podem se formar em locais que não originalmente a bexiga, como nos rins, e chegar à bexiga pelos ureteres. Assim que diagnosticado, os cálculos devem ser retirados o mais breve possível por meio de cirurgia, pois poderão desencadear outros problemas sérios de saúde, como retenção urinária e até tumores.  

Sintomas
Em alguns casos, o paciente não apresenta sintomas. Geralmente, o desconforto aumenta ao realizar movimentos repentinos e exercícios físicos. São comuns sintomas como interrupção ou dificuldade para urinar, presença de sangue na urina (hematúria) e problemas decorrentes de infecções, como febre e mal-estar. Outros sintomas são: dores na cabeça do pênis (glande), na bolsa escrotal, abdômen, costas e quadril.

Diagnóstico
O diagnóstico de cálculos vesicais é realizado por meio de exames que avaliam a urina do paciente e exames físicos – como o de toque retal -, além de ultrassom e raios X. Dificilmente é possível prevenir os cálculos, mas o tratamento da hiperplasia diminui o risco. Beber bastante líquido, em especial água, ajuda a diminuir a concentração de minerais na bexiga.    

Tratamento
O tratamento de cálculos vesicais é feito por meio de cirurgia convencional, com incisão na bexiga para a retirada dos cálculos, ou por máquinas que quebram os cálculos em pedras menores, mediante ondas de choque extra-corpóreas (LECO). O procedimento não deixa complicações ou lesão em outros órgãos do paciente. Após a cirurgia, os especialistas pesquisam as causas que levaram à formação do cálculo para tratá-las.

Nenhum comentário:

Postar um comentário