Embasa explica em nota que sucessivas quedas de energia é a causadora da falta de abastecimento em Serrinha, Conceição do Coité e região

A Embasa informa que, em função de sucessivas quedas de tensão e interrupções no fornecimento de energia elétrica, por parte da Coelba, aos poços que fornecem água para a região, o abastecimento vem sendo afetado nos municípios de Lamarão, Biritinga, Barrocas, Serrinha, Conceição do Coité, Retirolândia e Teofilândia.

Com as oscilações de energia, os equipamentos da Embasa que bombeiam a água dos 17 poços artesianos da região param e o volume distribuído, consequentemente, também se reduz. A Embasa já solicitou à Coelba que normalize o fornecimento de energia. Mas, enquanto isso não ocorre, vem adotando medidas para assegurar a continuidade do abastecimento e pede a todos os moradores dos municípios afetados que economizem a água.

“Com o aumento das temperaturas e do consumo das famílias por causa do calor, a pressão, ou seja, a força da água na rede de distribuição cai, prejudicando a chegada do líquido tratado nas torneiras, especialmente nos pontos mais distantes da rede de abastecimento”, explica o engenheiro da Embasa, José Euzébio Ferreira. “Todos os poços do Sistema Integrado de Abastecimento de Serrinha/Coité estão em operação, funcionando na capacidade máxima. Mas se faltar energia ou houver queda na tensão da rede elétrica, o sistema pode parar de operar. Quando a qualidade da energia fornecida pela Coelba for normalizada, conseguiremos restabelecer o regime de abastecimento nos sete municípios”, acredita o gerente da Unidade Regional da Embasa, Euvaldo dos Santos Neto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário