Recôncavo fica em alerta após primeiro caso suspeito de coronavírus na região

A região do Recôncavo baiano ficou em alerta após a divulgação de um caso suspeito de coronavírus na tarde desta segunda-feira (09). O caso ainda considerado suspeito, já de conhecimento da Secretária Estadual de Saúde (Sesab), se passa pelo município de Santo Antônio de Jesus, onde uma paciente deu entrada no Hospital Regional apresentado sintomas característicos do vírus após o seu retorno de uma viagem pela Europa. Em entrevista para emissoras de rádio, o prefeito, Rogério Andrade, tranquiliza a população dizendo que não há motivos para pânico, pois a suspeita só será confirmada após exames. Ainda de acordo com o prefeito, a Secretária Municipal de Saúde está preparada para lhe dar com casos como este por meio do seu quadro técnico.

Em Feira de Santana, na Região Metropolitana, já são dois casos confirmados do coronavírus. O primeiro foi uma mulher de 34 anos, moradora de Feira de Santana que retornou da Itália em 25 de fevereiro. O segundo foi uma mulher de 42 anos, trabalhadora doméstica, que teve contato domiciliar com a primeira paciente do estado, quando ainda estava sintomática. Já em todo o estado, a Sesab já contabiliza 145 casos suspeitos do Covid-19 (coronavírus) até às 17h desta segunda-feira. A informação foi divulgada através de uma nota conjunta da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e Secretaria Municipal de Saúde de Salvador. Casos só são oficialmente reconhecidos como suspeitos após confirmação do Ministério da Saúde, o que ainda não ocorreu no caso de Santo Antônio de Jesus.

Atualmente são 21 casos excluídos por não enquadramento no protocolo do Ministério da Saúde, 61 casos foram descartados laboratorialmente e mais 61 aguardam análise laboratorial.

A partir desta terça-feira, dia 10, o Jornal Forte no Recôncavo passará a acompanhar de perto esse e outros casos suspeitos por toda a Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário