Em Carta Berta, Sindicruz Comerciários sai em defesa do isolamento social

CARTA ABERTA Á POPULAÇÃO DE CRUZ DAS ALMAS

CUIDAR DA ECONOMIA É DEFENDER A VIDA E AS CONDIÇÕES DE VIDA DAS PESSOAS!

Nós, dirigentes das representações sindicais, movimentos sociais e entidades comunitárias de Cruz das Almas, vêm a público expor nossa posição de apoio as ações de combate a pandemia do Coronavírus – COVID-19 em nosso município, em defesa da estratégia de distanciamento e isolamento social para preservar vidas.

Defendemos a continuidade do fechamento das atividades econômicas, sociais, culturais e de lazer em Cruz das Almas, evitando situações que favorecem aglomerações de pessoas. Não podemos colocar sob risco a saúde de toda população do nosso município, principalmente neste momento que aumenta o número de contaminação e óbitos por causa do COVID-19 no interior da Bahia.

Concordamos com as medidas restritivas de mobilidade urbana adotadas pela prefeitura municipal, ao mesmo tempo em que, nos contrapomos qualquer pressão de empresários e líderes religiosos que defendem neste momento a abertura do comércio e a flexibilização das orientações públicas que exigem um rigoroso distanciamento e isolamento social.

São insuficientes as medidas econômicas anunciadas pelo governo Bolsonaro, o Estado brasileiro deve garantir recursos financeiros (renda) e assistência à saúde de todas as famílias de trabalhadoras/es, bem como linhas de créditos especiais para as pequenas e médias empresas poderem cumprir os seus compromissos, e garantir os empregos e salários. É urgente um pacote financeiro que socorra os Estados e Municípios, os quais sozinhos não conseguem dar conta de proteger a população.

Por isso, cobramos de todos os deputados, de todos os partidos, que tiveram votos em Cruz das Almas uma posição firme em defesa de medidas econômicas que de fato possam garantir empregos e salários; um grandioso financiamento do SUS; e um programa de proteção a economia nacional. O que exige entre outras coisas, a imediata revogação da Emenda Constitucional que congelou os investimentos públicos em Saúde, Educação e Assistência Social; a revisão dos repasses dos recursos do SUS para os municípios; e a taxação das grandes fortunas, medidas indispensáveis que o governo Bolsonaro se recusa fazer.

No âmbito de nosso município, exigimos do Executivo Municipal, a rigorosa fiscalização, pelos órgãos competentes, dos procedimentos e ações de segurança adequados para a proteção das/os trabalhadoras/es que estão atuando nas atividades essenciais, nos preocupa em especial as condições de seguranças dos trabalhadores da saúde, e as condições de funcionamento da fábrica de calçados. 

É nossa preocupação também, a necessidade de uma logística de apoio as/os trabalhadoras/es desempregadas/os, autônomos e informais para que possam acessar os recursos do Auxílio Emergencial, assim como, ações que fortaleçam e ampliem a Rede de Solidariedade de Cruz, garantindo o alimento a todas as pessoas que necessitarem. Destacamos por fim, a urgência que a Câmara Municipal aprove o Pacote de Obras encaminhado pelo Poder Executivo, que contribuirá para dinamizar a economia e possibilitará a geração de empregos e renda no município.

Conclamamos todas/os trabalhadoras/es, lideranças políticas, empresariais e religiosas a se juntarem a nós na busca de alternativas para o enfrentamento ao Coronavírus, que preservem a vida, os empregos, salários, e ajudem a população de Cruz das Almas a se proteger desta pandemia.

É TEMPO DE SOLIDARIEDADE HUMANA, GENEROSIDADE E COMUNHÃO!
Cruz das Almas, 14 de abril de 2020.
APLB Sindicato – Delegacia de Cruz das Almas; 
Associação dos Professores Universitários do Recôncavo – APUR
Associação dos Remanescentes de Quilombos Vila Guaxinim
Seção Local da Assufba na UFRB
Sindicato de Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias da BAHIA (SINDACS/BA).
Sindicato dos Comerciários de Cruz das Almas (SINDCRUZ)
Sindicato dos Servidores Públicos Municipais Cruzalmenses – SINDSEMC;
Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cruz das Almas (STR)
Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Universidades Públicas Federais no Estado da Bahia – ASSUFBA
Sindicato Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário – Seção Sindical de Cruz das Almas.
SINTRACAL – Diretoria de Cruz das Almas

CARTA ESTÁ ABERTA A NOVAS ADESÕES

Nenhum comentário:

Postar um comentário