loading...

segunda-feira, 18 de maio de 2020

App Preço da Hora Bahia localiza em mapa estabelecimentos com preços mais baixos

Os consumidores baianos dispostos a economizar e a ficar o mínimo possível de tempo na rua em tempos de pandemia descobrem a cada dia novas funcionalidades do aplicativo Preço da Hora Bahia, do Governo do Estado, a exemplo do mapa que aponta os três estabelecimentos com os preços mais baixos na região delimitada pelo usuário, que pode ter um diâmetro de um a trinta quilômetros. A ferramenta utiliza como base os dados das notas fiscais eletrônicas armazenadas pela Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-Ba).

Para começar a utilizar o Preço da Hora Bahia pelo celular é só baixar o aplicativo, disponível na Apple Store e no Google Play, sem custo. Também é possível pesquisar na página web precodahora.ba.gov.br. Basta digitar o nome do produto ou fazer a leitura do código de barras impresso na embalagem.

Como ver o mapa
Após pesquisar o valor do produto no aplicativo, o usuário deve clicar em “Mapa” e rapidamente irá identificar a localização dos três estabelecimentos com os menores preços, representados por troféus que trarão os números um, dois e três, do campeão ao terceiro lugar.

Além de permitir a consulta a itens muito procurados no atual momento, como máscaras de proteção e álcool em gel, a ferramenta destaca em especial a pesquisa de preços de medicamentos e combustíveis.

Entre outras informações úteis, o usuário pode ver ainda na tela do Preço da Hora Bahia dia e hora de  realização da última venda da mercadoria, telefone e rota para chegar ao estabelecimento onde ela está  à venda. É possível também acessar um gráfico com o histórico de preços do produto e cotar rapidamente uma lista de até 40 itens, obtendo os cinco melhores preços na cidade.

Usuários aprovam
A novidade é aprovada pelos usuários, como o analista de sistemas Márcio Braga. "Já faço a pesquisa dos produtos de que preciso antes de sair de casa e assim consigo passar menos tempo na rua pois já sei exatamente onde devo ir”, conta. A advogada Aretha Torres também aponta a vantagem de saber exatamente onde encontrar os melhores preços. “O aplicativo é muito útil, principalmente em tempos de quarentena em que não podemos sair por aí pesquisando preços dos produtos”, avalia. “É muito bom você poder ir direto ao local que está vendendo, por exemplo, álcool em gel a um preço mais acessível”.

O diretor de Produção de Informações da Sefaz-Ba, Jadson Bitencourt, esclarece que os preços são obtidos das informações de notas já emitidas, e que o estabelecimento não é obrigado a garantir um preço que tenha sido praticado em promoção ou situações como vendas a usuários fidelizados, descontos por pagamento à vista, promoções-relâmpago, entre outras. O Preço da Hora Bahia exibe o preço praticado e o eventual desconto concedido. Por esta razão, principalmente quando encontrar preços muito menores que os de costume, o consumidor deve ligar para a loja e confirmar se o preço permanece o mesmo. Isto pode ser feito diretamente do aplicativo, que exibe o telefone informado pelo estabelecimento na nota fiscal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário