loading...

sábado, 6 de junho de 2020

HRSAJ é referência para tratamento de queimados

O isolamento social e o consequente aumento da permanência em casa devido ao novo coronavírus impuseram mudanças nas rotinas e requerem maiores cuidados no ambiente doméstico, entre eles os cuidados com queimaduras.

Lembradas principalmente na época junina, as queimaduras costumam acontecer, no entanto, durante todo o ano. Dados da Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ) apontam que a maioria das queimaduras acontece no ambiente doméstico (70%). Para tratar destas e outras ocorrências, o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ), localizado no Recôncavo baiano, dispõe de Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) especializada e com serviços de alta tecnologia em funcionamento 24h por dia.

Com 21 leitos de internação, sala de curativo e de balneoterapia, a UTQ conta com equipe multiprofissional composta por médicos, enfermeiros, cirurgiões plásticos, assistentes sociais, psicólogos, fisioterapeutas e nutricionistas. Criado em 2011, o serviço passa por aprimoramento constante com a adoção de modernos protocolos assistenciais.

Dia Nacional de Luta contra Queimaduras
Contemplado neste sábado (06), o Dia Nacional de Luta contra Queimaduras reforça a necessidade de que sejam tomados os devidos cuidados ao lidar com os agentes térmicos, químicos, elétricos ou radioativos.

Para evitar acidentes, a SBQ recomenda verificar regularmente o estado de instalações elétricas e manter a atenção redobrada ao executar tarefas domésticas. “Devido ao Covid-19, as pessoas têm muito álcool em casa. Por isso é necessário atenção para a queima do álcool, porque o fogo é transparente; lembrando também de redobrar a atenção com as crianças”, reforça o diretor técnico do HRSAJ, Antônio Carlos Neto.

Em caso de acidentes, o indicado é lavar a área queimada com água corrente em temperatura ambiente e se deslocar a uma unidade de saúde o mais rápido possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário