quarta-feira, 17 de junho de 2020

UFRB recebe R$ 1.838.783,90 do crédito extraordinário para enfrentamento do coronavírus

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) recebeu nesta terça-feira (16) recursos do crédito extraordinário destinado à instituições de ensino para enfrentamento da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). A verba, no valor de R$ 1.838.783,90, foi liberada pela Secretaria de Ensino Superior do Ministério da Educação (Sesu/MEC).

Na UFRB o crédito foi possível por meio de um plano de ação elaborado pela Administração Central, Centros de Ensino e pelo Comitê de Acompanhamento e Enfrentamento à Covid-19. O plano de ação foi enviado ao MEC no dia 6 de abril.

Segundo a Reitoria da universidade, os recursos serão utilizados para monitorar os profissionais de saúde através de testes de diagnóstico molecular, desenvolver um respirador artificial de baixo custo e comprar insumos para produção de álcool 70% e máscaras de acetato para serem distribuídos nas unidades de saúde dos municípios do Recôncavo, Portal do Sertão e Vale do Jiquiriçá.

Todas as ações serão realizadas utilizando os laboratórios da UFRB, por meio do trabalho especializado de professores, técnicos e estudantes das diversas áreas de conhecimento que integram os cursos de graduação e de pós-graduação.

Para o reitor Fábio Josué “com esses recursos vamos fortalecer as ações de combate à Covid-19 que já vem sendo realizadas pela UFRB, através da parceria com a sociedade organizada, com o poder público local em vários municípios, como também realizar novas ações que demandavam recursos externos".

"Com isso, a UFRB amplia as suas ações colocando suas competências a serviço da sociedade, contribuindo para o enfrentamento da pandemia do coronavirus. Nossa expectativa é atingir, direta e indiretamente, milhares de pessoas nos três territórios em que estamos presentes”, ressaltou Josué.

Nenhum comentário:

Postar um comentário