CACHOEIRA: I mostra Itinerante de Cinema Comunitário: Hip Hop Prevalece – Sessões Online!

Após nove anos atuando nas periferias de Cachoeira-BA, com a realização de ações comunitárias centradas em uma política cultural que abrange instrumentos como o cinema, Hip Hop e educação político comunitária, o Cine do Povo realiza a I mostra Itinerante de Cinema Comunitário: Hip Hop Prevalece, que  teve inicio em janeiro de 2020 e retorna suas atividades no segundo semestre, através de uma metodologia de transmissão online de conteúdo cinematográfico, tendo em vista uma conjuntura sanitária em que medidas de isolamento social são de extrema necessidade para prevenção a expansão viral do Covid-19.

As próximas duas sessões da I mostra Itinerante de Cinema Comunitário: Hip Hop Prevalece, ocorrerão de formato online nos dias 06/09/2020 e 27/09/2020, através do lançamento no Yutube de filmes inéditos produzidos por articuladores(as) do Cine do Povo. Os filmes em questão são; Hip Hop Pelo Certo (30min, Dir. Jamile Novaes, 2018) e Conexão Amazônia (30min, Dir. Daltro e Aganju, 2019), ambos serão lançados no canal do Yutube do Studio Ibori. Além do lançamento online, ocorrera também Lives temáticas.

Por meio desta, convidamos todas e todos a participarem das sessões.

Programação:

I SESSÃO: Hip Hop e ação comunitária
Dia 06/09/2020

Lançamento do Filme: Hip Hop Pelo Certo (30min, Dir. Jamile Novaes, 2018)

Dia 13/09/2020
Debate com: Fred Aganju e Jamile Novaes
Hora: 22h

O Debate colocará o Hip Hop como centro mobilizador de práticas educativas comunitárias, ressaltando os valores relacionados à cultura Hip Hop em sua totalidade, não apenas em seus elementos isolados. O documentário "Hip-hop pelo certo" apresenta três experiências de engajamento comunitário e enfrentamento ao genocídio negro desenvolvidas através da cultura hip-hop na cidade de Cachoeira - BA. A festa Baile Pelo Certo e as ações comunitárias nas periferias da cidade, o grupo de dança ABW Crew e o Cineclube Comunitário Cine do Povo são os pontos de partida para levantar discussões sobre autonomia comunitária, criminalização e extermínio da juventude preta dentro da lógica racista e colonial vivenciada por pessoas pretas em Cachoeira.

II SESSÃO: Produção Independente em Áreas Periféricas

Dia 27/09/2020
Filme: Conexão Amazônia (30min, Dir. Daltro e Aganju, 2019)


Dia 04/10/2020
Debate: Fred Aganju e Don Perna
Hora: 22h

O debate se estruturará a partir da vivência dos integrantes do Studio Ibori, evidenciada no filme, de construção de estratégias de mobilização contra os determinantes que submetem o povo negro e periférico às condições racistas de sociabilidades, tendo o Hip Hop como meio de transformação da realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário