loading...

sábado, 26 de setembro de 2020

B. GRANDE: Instituto de pesquisa registra queixa contra levantamento falso

Um levantamento falso motivou um boletim de ocorrência feito nesta quinta-feira (24) na delegacia de Baixa Grande, na Bacia do Jacuípe. A denúncia foi feita pela Séculus Análise de Pesquisa que teve a imagem associada a uma pesquisa fictícia divulgada na noite da quarta-feira (23), antes da divulgação do levantamento verdadeiro feito no Bahia Notícias na manhã desta quinta.

Segundo a advogada eleitoral e representante do jurídico da Séculus, Carolina do Couto Nunes, pelo menos dois moradores que repercutiram os dados falsos já foram identificados. A defensora diz que os acusados usaram do artifício de usar a imagem do instituto para passar veracidade aos dados. “Pegaram um arquivo como se fosse igual ao que a Séculus tem e falsificaram os números da pesquisa que divulgaram”, diz Nunes.

A especialista declarou ainda que só o fato de a pesquisa fake ter sido divulgada antes do dia estabelecido já configuraria crime. “Tem todo um procedimento para fazer uma pesquisa. Não é assim de qualquer maneira. Primeiro tem que registrar no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e depois informar no mesmo TSE prazo que ela será divulgada. E o prazo dessa pesquisa foi nesta quinta, dia em que o Bahia Notícias publicou. Essa que saiu antes não deveria nem ter acontecido”, explica.

Carolina do Couto disse ainda que os crimes denunciados foram de calúnia e difamação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário