Prefeitura permite realização de eventos culturais em drive-in

Eventos culturais estão permitidos em Feira de Santana, desde que no sistema drive-in – o público deverá permanecer dentro do carro, e quem estiver no palco siga rigorosamente as recomendações voltadas à prevenção da disseminação da Covid-19.

É mais uma medida de flexibilização de atividades relacionada à disponibilidade de leitos destinados a possíveis pacientes do município. O decreto foi publicado em edição especial do Diário Oficial Eletrônico, no sábado, 5.

O evento deverá acontecer em espaços abertos, com distanciamento obrigatório de dois metros entre os veículos – que deverá ter capota rígida e a lotação máxima será de quatro pessoas. Será permitida a ocupação de apenas metade da área onde o evento será realizado.

No palco, deve-se respeitar a distância de 1,5 metro entre todos que estiverem no espaço. Deve ficar no local, além do cantor ou banda, somente a equipe técnica estritamente necessária, que devem utilizar máscara e protetor facial.

A venda de alimentos e bebidas está liberada, desde que sejam adotadas boas práticas para este serviço, a fim de garantir as condições higiênico-sanitárias do alimento preparado com as devidas áreas de descarte dos resíduos.

A Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer fará a fiscalização da montagem das estruturas, da disposição dos veículos. A fiscalização das medidas deve ser feitas pelo responsável do estabelecimento, sob pena de Interdição e multas de dez salários mínimos nas infrações referentes ao Decreto.

Novos protocolos de segurança para templos religiosos
O protocolo de segurança que deverá ser adotado pelos templos religiosos foi publicado pela Prefeitura de Feira de Santana. O documento tem informações sobre ocupação, compartilhamento de objetos, uso de álcool em gel e a medição da temperatura corporal à entrada do templo.

Os cultos poderão ser realizados a qualquer hora. Apenas haverá a adoção de um intervalo de meia hora, entre celebrações, para evitar aglomerações e facilitar a higienização. A lotação será de 50 pessoas ou 20% da capacidade máxima do local.

A distância entre os fieis será de 1,5 metro, com obrigatório uso de máscara. Durante os cultos, todas as janelas e as portas de acesso e saída dos templos devem permanecer abertas - as portas devem ser higienizadas ao fim de cada celebração.

Deverão ser evitadas saudações com abraços, apertos de mão ou outras que reduzam o distanciamento mínimo. Nas congregações que celebram a ceia, com partilha de pão e vinho, todos devem higienizar as mãos antes de realizar a partilha. Os elementos serão dados em mãos, com a devida reverência.

Grupos de risco (idosos maiores de 60 anos, gestantes e pessoas com comorbidades) devem permanecer em casa e acompanhar as celebrações por meios de comunicação virtual. Os líderes religiosos deverão orientar os frequentadores para não participarem dos cultos caso apresentem algum sintoma da COVID-19.
O decreto sobre estas medidas de flexibilização para abertura de Templos Religiosos no município foi publicado em edição especial do Diário Oficial Eletrônico do Município, edição de sábado, dia 5.

Nenhum comentário:

Postar um comentário