TVE estreia a série documental ‘Quem foi teu mestre?’

A relação entre o mestre e o discípulo nas artes marciais é o mote central na série documental ‘Quem foi teu mestre?’, que estreia a partir do dia 12, às 20h, na TVE. Os episódios serão exibidos sempre às terças-feiras, com horário alternativo nas sextas-feiras, às 7h15, e aos sábados, às 18h.

Dirigida por Ducca Rios e produção executiva de Maurício Xavier, cada um dos 5 episódios de 26 minutos explora a subjetividade do contato aluno e professor em cada esporte. O foco central não são exatamente os movimentos das lutas, como os do Boxe, Kung Fu, Muay Thai, Tai Chi Chuan e Aikido, mas a relação e a interação, muitas vezes do respeito, carinho e afeto mútuo entre educador e aprendiz.

Mesmo não sendo peça central da narrativa, os golpes das diversas modalidades de luta estão presentes o tempo inteiro como elementos plásticos do documentário e expressão da comunicação dos movimentos em cada episódio. A obra valoriza a direção de arte, a filosofia e os profundos vínculos criados entre praticantes de artes marciais, sobretudo nas figuras arquetípicas daquele que ensina e daquele que aprende.

No episódio de estreia, o boxe é o protagonista. A chamada nobre arte é um dos esportes mais populares de todos os tempos, tendo sempre atraído jovens praticantes. Mestre Bruno Meneses, foi um desses jovens, tendo aprendido com um dos grandes preparadores de boxers brasileiros, o mestre Dória. Sua missão agora é transformar seus alunos em grandes lutadores da vida, sobretudo seu principal discípulo, Caique.

A série documental é resultado do maior edital de fomento à produção audiovisual para a televisão baiana, que captou R$ 20 milhões para obras que serão exibidas na TVE a partir da parceria entre o Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb) e a Agência Nacional de Cinema (Ancine), via Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). Os episódios poderão ser acompanhados também no site da TVE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário