sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

João Roma é nomeado Ministro da Cidadania

O deputado federal João Roma (Republicanos-BA) será o novo ministro da Cidadania, sucedendo Onyx Lorenzoni. A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União, que também trouxe o deslocamento de Lorenzoni para a Secretaria-Geral da Presidência.

Roma é filiado ao Republicanos desde 2016. Antes, foi do PFL (atual DEM), entre 1993 e 2016. O deputado será o terceiro ministro da Cidadania do governo Jair Bolsonaro. Antes de Onyx Lorenzoni, a pasta foi dirigida por Osmar Terra.

O Ministério da Cidadania foi criado em 2019, no início do governo Bolsonaro, com a intenção de unificar as políticas de assistência social. Como ministro desta pasta, João Roma terá sob a sua alçada o Bolsa Família, que está no centro de discussões sobre ampliação e formação de um novo programa social após o fim do auxílio emergencial.

Onyx Lorenzoni volta agora ao Palácio do Planalto. O deputado licenciado, filiado ao DEM do Rio Grande do Sul, largou o governo à frente da Casa Civil e migrou para a pasta da Cidadania no início de 2020.

Na Secretaria-Geral da Presidência, Onyx será o quarto ministro. Antes, a pasta que tem gabinete próximo ao do presidente da República foi dirigida pelo advogado Gustavo Bebianno no início de 2019, pelo general Floriano Peixoto e por Jorge Oliveira, policial da reserva que deixou o posto para assumir uma cadeira no Tribunal de Contas da União (TCU).

F: CNN

Nenhum comentário:

Postar um comentário