Governo federal pagou R$ 5,9 bilhões em publicidade à Globo desde 2000
As propagandas estatais veiculadas durante a
programação da Rede Globo, entre os anos 2000 e 2012, custaram, ao
governo federal, nada menos do que R$ 5,9 bilhões. Só no ano passado,
foram R$ 495 milhões pagos à empresa em publicidade da gestão Dilma
Rousseff. Os valores foram divulgados pelo secretário-executivo da
Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom),
Roberto Bocorny Messias. Segundo ele, a emissora fundada por Roberto
Marinho é a campeã em lucros com propaganda estatal e está bem distante
de outras gigantes em audiência, como o SBT, que cobrou R$ 1,6 bilhão do
governo nos últimos 12 anos e R$ 153 milhões em 2012. Já as TVs
fechadas continuam esquecidas pelos setores de comunicação da
presidência. A elas, foram destinados R$ 737 milhões em 12 anos, valor
pequeno se levado em consideração o número de emissoras da categoria que
atuam no Brasil. Ainda de acordo com a Secom, o país pagou mais de R$
10 bilhões em publicidade entre 2000 e 2012, sendo R$ 1,2 bilhões no ano
passado.
F: Conversa afiada