Na tarde da última terça-feira, no Salão Nobre da Prefeitura Municipal, aconteceu uma reunião entre o Executivo Municipal, a Santa Casa, o Ministério Público e a Secretaria de Saúde do Governo do Estado. A reunião objetivou discutir a reabertura e o funcionamento da Santa Casa de Misericórdia de Cruz das Almas.
Há mais de um ano a Santa Casa permanece fechada devido ao encerramento do contrato com a APMI (Associação de Proteção à Maternidade e a Infância de Castro Alves), que geriu e administrou o hospital até julho de 2014 e, desde então, não houve renovação de contrato devido a problemas administrativos e financeiros da entidade.
O Promotor de Justiça, Dr. Adriano Marques, iniciou a discussão ressaltando a importância da reabertura da Santa Casa para a comunidade. Por sua vez, o Procurador do Município, Dr. Mauro Barreto, pontuou as várias propostas de negociação já apresentadas pela Prefeitura e, até então, não aceitas pela Santa Casa, no sentido de viabilizar o contrato.
Para o prefeito Ednaldo Ribeiro, “é fundamental não haver nenhuma interferência política nesta questão. Que todos tenhamos um compromisso com a saúde, com a população. O meu interesse é o bem-estar e o bom atendimento ao povo. Não medirei esforços para que possamos chegar a um acordo”, ressaltou.
“O prefeito é bem rápido!!! E a gente se coloca em prontidão para servir”, disse Andréia Prazeres Bastos, assessora jurídica da Secretaria Municipal de Saúde, ao elogiar o interesse do prefeito em resolver a questão. Ela também ressaltou a necessidade de que a Santa Casa venha a atender de forma ampla, para tirar a sobrecarga de outros hospitais próximos.
Por sua vez, Ana Paula Andrade, diretora do Dicon SESAB, disse que "enquanto Estado, estamos favoraveis à reabertura da Santa Casa como referência obstétrica na Região. Queremos, ainda, potencializar o atendimento cirúrgico geral, atendimento de clínica médica e reabrir a UTI em Cruz das Almas", ressaltou.
Disse ainda Ana Paula: “Cruz das Almas tem potencial de execução que deve ser considerado e resgatado, sendo importante centro de atendimento para a região, considerando imprescindível buscar alternativas concretas e responsáveis para que não haja novo fechamento após um período inicial de funcionamento."
Ressaltou também a importância de gerir com eficiência a utilização das verbas para que não se perca os incentivos do Governo.
O provedor da Santa casa, Natanael Santos, expressou o desejo de que haja uma logística em que a Santa Casa complemente o Município e vice-versa. Na oportunidade convidou o Prefeito, a Secretária de Saúde e os demais para uma visita às dependências da Santa Casa, que está em fase final de reforma.
Participaram também do encontro a Secretária de Saúde do Município, Soze Bispo; Dr. Itamar Lobo, Assessor Jurídico; vereador Renan de Romualdo; representantes da Santa Casa e da Irmandade; o Secretário da Fazenda, David Nascimento; Secretário de Relações Institucionais, Olivaldo Oliveira e assessores municipais.
Ao final ficou acordado a necessidade de uma reunião técnica para ajustar os acordos, marcada para a próxima segunda-feira (28), no mesmo horário e local.





Nenhum comentário:
Postar um comentário