CACHOEIRA: Pianista formado na Itália, Elton Almeida Rodrigues apresenta performance no Cine Theatro Cachoeirano

O pianista Elton Almeida Rodrigues, fará um concerto especial no Cine Theatro Cachoeirano, no dia 30 de janeiro de 2016, às 20h, com um repertório com músicas de compositores clássicos, a exemplo de Bach e Schubert, além de músicas autorais. A entrada é franca, numa iniciativa da prefeitura de Cachoeira, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, com o objetivo de formar plateia para o estilo musical, além de promover uma homenagem ao artista cachoeirano.

Elton Almeida Rodrigues saiu de Cachoeira ainda criança, com apenas sete anos de idade. Aos 32 anos, retorna à cidade natal para reencontrar as suas raízes, com muitos planos e na bagagem um vasto currículo artístico. Há três meses em Cachoeira, o músico, além de reencontrar familiares e conhecer outros membros da família, está compartilhando o seu aprendizado por meio de um intercâmbio cultural, sem patrocinadores, beneficiando jovens músicos da Filarmônica Lyra Ceciliana. Parte do repertório das oficinas será apresentada ao público no concerto dia 30 de janeiro.

Em sua carreira artística, o músico cachoeirano acumula apresentações importantes e premiações. Em 2004, Elton teve a oportunidade de se apresentar em uma missa na igreja de São Pedro para o Papa João Paulo II, no Vaticano. Ainda jovem já realizava performance musical em orquestra como solista e no Grupo da Câmara de Música Barroca. Na Europa realizou concertos para platéias da Alemanha, França, Áustria, Espanha, além da Itália, onde foi criado e se formou. “Tive boa oportunidade na Itália para me formar profissionalmente e adquirir várias experiências musicais”, conta o músico.

Com apenas 13 anos de idade, Elton Almeida Rodrigues, iniciou seus estudos em música de forma profissional no Conservatório de Música Licini Refice de Frosinone, em Roma. Especializou-se em piano no período de 2003 a 2005; fez doutorado em Composição e Direção de Coral, na cidade do Vaticano. “Eu aprendi primeiro a fazer música e depois a falar italiano”, brinca o músico. Aos oito anos de idade que teve sua primeira experiência musical, tocando órgão numa igreja católica, na Itália.

O pianista e o irmão mais velho, este já falecido, foram morar com mãe Marília Lima Almeida, que já residia na Itália há alguns anos. Seu pai, também cachoeirano Valdomiro Rodrigues, conhecido como Val do Gás, permaneceu em Cachoeira. Durante todos esses anos, sempre manteve contato com o seu genitor.Morou em Anagnì, região metropolitana de Roma. Elton é professor universitário, diretor de Orquestra e Coral do Conservatório de Música, na Itália. Além de Música, o artista estudou outras duas faculdades, Contabilidade e Científico.

O pianista revela que, mesmo tendo oportunidades profissionais maiores na Itália, acalenta o sonho de criança de se tornar um profissional na área de música e voltar para o Brasil para ensinar à outros jovens que não tiveram mesma a oportunidade que teve. Por conta deste sonho, logo que chegou a Cachoeira foi à procura da Filarmônica Lyra Ceciliana, que mantém uma escola de formação musical gratuita para jovens e adolescentes. No concerto do próximo dia 30, no Cine Theatro Cachoeirano, o pianista contará com a participação de músicos da Lyra Ceciliana.


F: Jornal Grande Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário