GOV. MANGABEIRA: Ação Cidadã leva diversos serviços à comunidade de Quixabeira

Na manhã desta sexta-feira (24/3), a Prefeitura Municipal realizou, em parceria com a Faculdade Maria Milza (FAMAM), a primeira Ação Cidadã. O evento aconteceu na Praça de Quixabeira, e atraiu diversas pessoas de toda a cidade, para receberem os mais variados serviços que foram oferecidos pelos estudantes da Faculdade e também pelas equipes das Secretarias Municipais.

Na área de Saúde, os profissionais de enfermagem realizaram testes de doenças como Hepatite B e C e HIV, teste do tipo sanguíneo, aferições de pressão e índice glicêmico, aplicaram vacinas contra Hepatite B e Difteria e Tétano (DT), além de oferecerem orientações sobre prevenção e tratamento de doenças como a tuberculose e o câncer de mama e emissão de carteiras do SUS. Também foram passadas informações sobre planejamento familiar, importância dos métodos contraceptivos e do pré-natal. Os estudantes dos cursos de Biomedicina e Fisioterapia também fizeram sessões de demonstração de acupuntura e auriculoacupuntura e explicaram um pouco sobre a técnica da Medicina Tradicional Chinesa. Os alunos do curso de Odontologia deram orientações sobre Saúde Bucal, com demonstrações da evolução da cárie e também de técnicas de escovação. Esses e outros serviços também são oferecidos a preços populares na clínica da Faculdade.

A equipe da Vigilância Sanitária falou um pouco sobre a atuação do órgão e orientou a população sobre o Programa Vigiágua e também sobre cuidados com escorpiões, além de distribuir folhetos informativos. Os estudantes de Nutrição também fizeram avaliações antropométricas e diagnósticos nutricionais, além dar orientações gerais sobre alimentação saudável. Já a equipe de Educação Física, fez avaliações físicas, com medição do IMC e da circunferência da cintura, identificando possíveis fatores de risco e indicando a prática de atividades físicas.

No estande de Práticas Pedagógicas, a equipe de Pedagogia realizou Atividades Pedagógicas em Espaço não Formal com as crianças, trabalhando a coordenação motora, a ludicidade e o resgate de brincadeiras antigas. Os cursos de Ciência Contábeis e Administração ofereceram orientação contábil e fiscal, além de fazer cadastros de Microempreendedores Individuais e esclarecer outras dúvidas referentes à área. A equipe do Sine Bahia emitiu Carteiras de Trabalho e RG, além de dar informações sobre o CrediBahia.

A Secretaria de Assistência Social, Igualdade Racial e Esporte montou um stand onde foram oferecidos diversos serviços, como Cadastro Social, Cadastro e Atualização Cadastral do Bolsa Família, além de esclarecimento de dúvidas sobre o Programa. A equipe do Conselho Tutelar também fez atendimentos, deu orientações, registrou ocorrências e solicitações. A Secretaria de Meio Ambiente e Juventude fez cadastros para abastecimento de água com o carro pipa e deu informações sobre o Cadastro Ambiental Rural.

A equipe da ASCOOB fez aberturas de contas poupança e corrente, propostas de empréstimos e tirou dúvidas sobre procedimentos da cooperativa.

Os representantes da FAMAM ressaltaram a satisfação em fazer o seu papel social através da Ação, além de se colocarem à disposição da Prefeitura para estender a parceria. “O importante deste tipo de evento é favorecer a comunidade, que precisa destes serviços. Quero externar a minha satisfação em estar fazendo parte de um projeto deste tipo, junto com a Prefeitura, esperamos ampliar esta ação para os diversos cantos do município. Esta parceria ainda trará muitas coisas boas para o município, não se encerra por aqui. Estamos aguardando as coisas se encaminharem pra a gente poder divulgar as novidades”, disse o professor Wellington Almeida, diretor da FAMAM.


O prefeito Marcelo Pedreira agradeceu a participação de todos – público, servidores, estudantes e professores –, comemorou o sucesso da Ação e afirmou que este foi apenas o primeiro passo desta parceria que ainda trará muitos benefícios à população. Marcelo disse ainda que ficou muito feliz em ver a qualidade do atendimento que foi oferecido e que pretende levar o evento a todos os locais a cidade. “Estamos muito felizes em poder trazer esta manhã diferente e muito produtiva, com uma gama de serviços, à comunidade de Quixabeira, inúmeras pessoas passaram aqui. É importante celebrar este momento novo de parceria com a FAMAM, onde vamos colocar a experiência dessa instituição à disposição da melhoria da qualidade de vida do povo. Transformação se faz assim”, finalizou.

Também estiveram presentes o vice-prefeito Orlandinho Leite, os secretários de Saúde, Tiago Mendonça, de Meio Ambiente e Juventude, Derlan Queiroz, de Infraestrutura e Serviços Públicos, Albano Fonseca, além dos vereadores Mário Santana, Fábio de Telinho, Tina Teles e Tia Conce. O Secretário de Assistência Social, José Santana, acometido de uma forte gripe, e o Secretário de Educação, Ribamar Rodrigues, em atividades fora do estado, não puderam comparecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário