Greve dos vigilantes de bancos compromete serviços nas agências de Cruz das Almas

A greve dos vigilantes que iniciou nesta semana, têm causado transtorno aos clientes de bancos e pacientes do INSS. Agências do Banco do Brasil, Bradesco e Caixa Econômica Federal estão fechadas em shoppings e alguns pontos da cidade, a exemplo do Centro Histórico e Avenida Sete em Salvador.

Apenas os caixas de auto-atendimento estão funcionando normalmente. A greve já tem adesão de cidades por toda a Bahia, causou a suspensão das perícias do INSS ontem (25). De acordo com um comunicado em uma das agências do instituto em Brotas, as perícias serão remarcadas por meio do telefone 135. O Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM) também suspendeu as atividades.


Cerca de 32 mil vigilantes atuam em todo o Estado da Bahia. Deflagrada na última quarta-feira, por tempo indeterminado, a paralisação reivindica reajuste salarial de 7%, ticket refeição de R$ 20, cotas para as mulheres de 30% por posto de trabalho e piso salarial de R$1500.


De acordo com lei Federal 7.102/1983, é vedado o funcionamento de qualquer estabelecimento financeiro onde haja guarda de valores ou movimentação de numerário, que não possua sistema de segurança. Segundo o presidente do Sindicato dos Empregados de Empresas de Segurança e Vigilância do Estado da Bahia (Sindivigilantes), José Boaventura, a categoria está aberta a negociações, desde que beneficiem a classe.

“Os patrões do setor de segurança e vigilância ofereceram 1% de reajuste e permissão para fazermos horas extras em dias de folgas. Essa proposta é indecente, não tem nem o que se discutir”, afirmou. Os grevistas vão se reunir nesta sexta-feira, às 9h, na superintendência do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) para definir o impasse.

As agências bancárias no município de Cruz das Almas, estão funcionado limitadamente devido a greve. Os correntistas estão tendo que usar todos os recursos online (por aplicativos de celular) ou por meio de terminais eletrônicos para fazer diversas transações. Há queixas por parte dos correntistas de que já começaram a faltar dinheiro em alguns terminais não só de Cruz das Almas, mas das demais cidades do recôncavo baiano.

A Federação Brasileira de Bancos (Febrabam) ressalta que, de acordo com a lei, os bancos contratam empresas de segurança que são responsáveis por manter os vigilantes nos postos de trabalho. Qualquer tipo de negociação é feita entre as empresas e os profissionais. A Febrabam diz ainda que o vigilante integra o plano de segurança bancária, regulado pela Lei Federal nº 7.102/83, do qual fazem parte ainda sistema de alarme e outros dispositivos mecânicos ou eletrônicos de segurança.

Por nota, o órgão informou que, as instituições financeiras desenvolverão todos os esforços para bem atender os usuários dos serviços bancários, pois o atendimento aos clientes feito com qualidade e segurança é preocupação central da Federação e seus bancos associados e que em casos como este, a Polícia Federal autoriza as agências bancárias a operarem sem numerário. No entanto, cada instituição tem a prerrogativa de optar por não abrir uma ou mais agências, caso avalie que tal escolha é a mais segura para seus clientes e funcionários.


F: #ForteNoReconcavo

Nenhum comentário:

Postar um comentário