MARAGOGIPE: Abastecimento de água deve voltar a normalidade até o dia 21, garante Embasa

A Empresa Baiana de Água e Saneamento – EMBASA – vai reforçar o abastecimento de água parcial de Maragojipe através da captação de um manancial encontrado no próprio município. O tanque dos Paranhos, como é conhecido, fica localizado na comunidade rural das Embaíbas, a cerca de 3,4 quilômetros da sede e fará o fornecimento provisoriamente.

De acordo com o gerente regional da EMBASA, Gideone Almeida, o manancial tem capacidade estimada em 20 mil metros cúbicos de água, o que dá para abastecer parcialmente a cidade por cerca de 20 dias. Ainda segundo o gerente, após a empresa tomar conhecimento desse manancial, foi enviada uma equipe técnica ao local para avaliação e foi definido que a nascente poderia ser utilizada como reforço no abastecimento.

“A Embasa teve conhecimento dessa nascente através do vereador Marcelo Borges. Esse manancial será utilizado como reforço, ele não tem capacidade para abastecer a cidade em sua totalidade”, declara Gideone.

A Embasa realizou estudo topográfico da área para definir o melhor encaminhamento da adutora entre essa captação e a estação de tratamento de Maragojipe. A partir disso, contratou uma empresa para realizar o assentamento da adutora que foi iniciado neste sábado (16).

A previsão é que a partir da próxima quinta-feira (21), a adutora já esteja em operação beneficiando a população com o reforço no abastecimento. Além disso, o gerente afirmou que a distribuição continuará sendo complementada por carros-pipas.

O município decretou situação de emergência devido à falta de água por causa da estiagem, no último dia 07 de março. O decreto foi homologado pelo Governo do Estado e foi encaminhado para Reconhecimento Federal.

Após diversas reuniões da prefeita Vera Lúcia com a EMBASA, a empresa garantiu que uma adutora permanente será construída no prazo de 60 dias para captar água da barragem de Pedra do Cavalo, em Muritiba, para Maragojipe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário