CACHOEIRA: Festa da Boa Morte começa em 13 de agosto; veja a programação

Será iniciada na próxima terça-feira (13/agosto) em Cachoeira a Festa da Boa Morte, quando se comemora a Assunção de Nossa Senhora. Considerada Patrimônio Imaterial da Bahia desde 2010, a celebração da Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte destaca-se como uma das mais importantes do calendário religioso da Bahia, o que garante intenso fluxo turístico para Cachoeira.
Os festejos da Boa Morte atraem muitos olhares porque contam a história de mulheres negras que conquistaram espaço na sociedade e decidiram se unir para comprar a liberdade daqueles que ainda eram mantidos no modelo escravagista. Com força, perseverança e fé, elas criaram a Irmandade da Nossa Senhora da Boa Morte, confraria religiosa afro-católica responsável pela alforria de inúmeros escravos.
Esse ano a programação irá acontecer de 13 a 17 de agosto. A saída do Corpo de Nossa Senhora da Boa Morte está prevista para as 18h30 da Capela de Nossa Senhora D´Juda e segue em procissão pelas ruas da cidade. Na quinta-feira (14) acontece as 19h a missa de corpo presente de Nossa Senhora na Capela de Nossa senhora da Boa Morte e as 21h a procissão do enterro da Nossa Senhora da Boa Morte. Na quinta-feira (15) as 5h acontece uma alvorada com fogos de artifício, as 10h acontece uma missa de assunção a Nossa senhora da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário. As 11h ainda tem procissão festiva em homenagem a Nossa Senhora e posse da Comissão organizado 2019. Ao meio dia tem Valsa e Samba de Roda no Largo D´Juda, as 13h almoço das irmãs e as 16h Samba de Roda no Largo D´Juda. Na sexta-feira (16) será servido as 18h um suculento cozido regado a muito Samba de Roda no Largo D´Juda. E no sábado (17), encerramento da Festa é servido as 18h o tradicional caruru com muito Samba de Roda.

F: Recôncavo Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário