Usina da Votorantim Energia sedia 5ª reunião ordinária do Conselho Gestor da APA Lago de Pedra do Cavalo

A Usina Hidrelétrica Pedra do Cavalo recebeu a Quinta Reunião Ordinária do Conselho Gestor da Área de Preservação Ambiental (APA) Lago de Pedra do Cavalo do Biênio 2018-2020. O encontro, que foi realizado neste mês de dezembro, foi organizado pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA), e contou com a presença de representantes de três setores: sociedade civil organizada, órgãos públicos e empreendedores locais.
As reuniões são periódicas e durante o ano, os conselheiros discutem sobre as boas práticas e soluções na preservação da APA Lago de Pedra do Cavalo. “A Votorantim Energia é uma empresa que tem como base em suas operações o respeito pelo meio ambiente. Entendemos que reuniões como esta são positivas e proporcionam a oportunidade de dialogarmos e sanarmos as dúvidas sobre a responsabilidade e o compromisso com que tratamos as operações nas proximidades da APA”, afirma Dejair Silva de Lima, Gerente da Usina UHE Pedra do Cavalo.

A APA Lago de Pedra do Cavalo foi criada através do Decreto Estadual nº 6548 de 18 de julho de 1997, a qual tem objetivo de proteger o manancial e assegurar a qualidade da água do Lago de Pedra do Cavalo, que é responsável por boa parte do abastecimento da Região Metropolitana de Salvador e mais a região de Feira de Santana, beneficiando cerca de 4 milhões de habitantes, conciliando seus usos e a ocupação do território da APA, respeitando suas características ambientais.

“Foi um encontro muito bom. Tivemos a oportunidade de conhecer a forma como a usina gera energia e pudemos perceber a responsabilidade socioambiental da Votorantim Energia por meio dos processos realizados”, disse Karine de Cerqueira Silva Oliveira, representante do Fórum Socioambiental de Feira de Santana, que atualmente, desempenha a função de Conselheira da APA Lago de Pedra do Cavalo, por meio da representatividade da sociedade civil.

A reunião concluiu a agenda do Conselho Gestor da APA em 2019. Na ocasião, foi definida a agenda com cinco reuniões que acontecerão no próximo ano a partir do mês de março.

Nenhum comentário:

Postar um comentário