IX CachoeiraDoc abre inscrições para documentários

Estão abertas as inscrições de filmes documentais para a Mostra Brasileira de Documentários da nona edição do CachoeiraDoc, que acontecerá de 26 a 31 de maio, em Cachoeira, Recôncavo baiano. Os interessados em participar da programação do festival devem enviar os trabalhos até 2 de março, por meio do site do evento.

Podem ser inscritos documentários de curta, média e longa duração. Os trabalhos vão passar por seleção realizada pela equipe de curadoria do festival, a partir das especificidades temáticas, estéticas e políticas das obras.

As inscrições podem ser feitas gratuitamente e estão abertas para filmes nacionais e/ou realizados em coprodução com outros países, e finalizados a partir do ano de 2018. As produções selecionadas para integrar a programação do IX CachoeiraDoc serão oficialmente divulgados em abril.

Nesta edição, não haverá competição entre os filmes. “Durante um tempo, optamos por um modelo competitivo no intuito de dialogar com o formato padrão assumido pelos festivais hegemônicos. Entendia a premiação como uma estratégia contra-hegemônica, uma vez que nosso júri legitimava filmes considerados periféricos, com menor inserção nos circuitos estandardizados. Assim, a lógica da competição foi utilizada para, de algum modo, revertê-la”, explica a idealizadora do festival, Amaranta Cesar.

Histórico
Criado em 2010, o festival CachoeiraDoc tem se consolidado como um dos principais festivais do gênero no país. Nas edições anteriores, cerca de 17 mil pessoas assistiram a mais de 320 documentários, muitos deles inéditos na Bahia e Brasil. O evento é realizado pela Cura e Cultura e do Grupo de Estudos e Práticas do Documentário, do Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), juntamente com a Ritos Produções, tendo apoio da Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBa).

Nenhum comentário:

Postar um comentário