RECÔNCAVO: Por meio de Nota, Grupo Votorantim explica o real motivo para a abertura repentina das comportas de Pedra do Cavalo

Durante a noite deste sábado, 29 de agosto, os moradores das cidades de São Félix, Maragojipe e Cachoeira, no Recôncavo baiano, foram surpreendidos com a abertura das comportas. Algo que causou estranheza por parte dos moradores e apreensão ao mesmo tempo pelo fato da falta de aviso prévio por parte da Votorantim, concessionária que administra a Usina de Pedra do Cavalo. Depois do alarde provocado pela própria população através das redes sociais. o Grupo Votorantim emitiu uma Nota Oficial esclarecendo o motivo de estar havendo fluxo de água saindo pelos vertedouros da barragem. Confirma abaixo a integra da Nota:


NOTA DA VOTORANTIM
A Votorantim Energia, de acordo com seu compromisso de transparência, informa que a partir da nova regra operativa, a média diária de vazão de água que passa pela Usina Pedra do Cavalo foi alterada, aumentando a continuidade do fluxo de água para o rio Paraguaçu.

Para atender esta nova regra, o fluxo de água passará prioritariamente pelas turbinas da Usina podendo ser transferido para o vertedouro durante alguns períodos do dia, sem alterar a média diária estabelecida na regra operativa.

Desta forma, durante a operação normal da Usina, será comum a população ver um pequeno fluxo de água no vertedouro.

No dia 29/08/2020, realizamos esta operação e estamos mantendo a média diária de 40m³/s de vazão defluente, mantendo próximo aos valores praticados ao longo do mês de agosto e sem impacto para o rio Paraguaçu.

Vale destacar que o reservatório da UHE Pedra do Cavalo é de usos múltiplos e também atua como controlador de cheias, evitando que haja elevações bruscas no nível após a barragem, além de promover o abastecimento humano, irrigação e geração de energia. 

A Votorantim Energia tem em sua programação a liberação gradativa e controlada da água do reservatório sempre que necessário.  A liberação do fluxo de água, quando ocorrer, se dará de forma segura e responsável.

F: #ForteNoRecôncavo/Votorantim

Nenhum comentário:

Postar um comentário