Sonda chinesa que foi vista nos céus da Bahia pousa com sucesso na Lua

A sonda espacial chinesa não tripulada Chang' e-5 pousou na Lua nesta terça-feira (1º), informou a agência de notícias Xinhua, marcando a segunda vez que o país colocou com sucesso uma sonda na superfície lunar. A sonda realizou o pouso às 12h13 (de Brasília). O foguete que lovou o equipamento foi visto nos céus da Bahia no dia 23 de novembro, logo após o lançamento.

A sonda Chang'e-5 "pousou no lado visível da Lua na tarde desta terça-feira", anunciou a agência de notícias estatal, citando a Administração Espacial Nacional da China.

A próxima etapa da missão, já em solo, é colher cerca de 2 kg de solo da Lua para envio de volta à Terra.

A sonda foi vista no último dia 23 de novembro no céu de Cruz das Almas (BA). O estado foi um dos últimos pontos de observação do foguete chinês. Em imagens obtidas pelo Diário do Nordeste, é possível ver, mesmo que de longe, a espaçonave em movimento.

O astrônomo Dennis Weaver explica que a "nuvem" brilhante que apareceu no céu do Ceará "é a ejeção dos gases de queima que dão o empuxo para o foguete sair da Terra com missão para a Lua". A passagem do foguete também pôde ser vista em estados como Rio Grande do Norte e Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário