CRUZ DAS ALMAS: Prefeitura vai criar comitê de combate ao racismo institucional

O diretor de Departamento de Igualdade Racial, Ari Rocha, apresentou ontem (9) ao Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial um projeto para a implantação do Comitê Técnico de Combate ao Racismo Institucional. Na reunião, foi discutido como será a atuação e a estrutura da instância, que fará parte da Secretaria Municipal de Políticas Especiais.

“A ideia não é que seja apenas um setor de denúncias, mas que sirva de conscientização. O objetivo é que as pessoas entendam o que é racismo institucional, já que alguns casos ocorrem por falta de compreensão”, explica Ari. Entre as principais atribuições do comitê, ele destaca a realização de seminários, oficinas e atividades culturais.

A instância será composta por representantes de vários órgãos municipais para estimular a troca de experiências entre as entidades. Uma das ações em desenvolvimento é a elaboração do Programa de Combate ao Racismo Institucional para o período de 2021 a 2024, que terá foco em promover o respeito à diversidade étnico-racial e criará mecanismos de enfrentamento à discriminação.

Durante a reunião foi reiterado ainda que o feriado do Dia da Consciência Negra não foi antecipado pela prefeitura. A questão surgiu após a CDL divulgar o adiantamento da folga nos estabelecimentos comerciais para a próxima semana, no carnaval. Porém, a gestão municipal decretou que os dias 15 e 16, segunda e terça-feira, serão ponto facultativo nas repartições públicas. Assim, não houve qualquer alteração do feriado de 20 de novembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário