Escolas da rede pública do Recôncavo Baiano terão incentivo do Programa Parceria pela Valorização da Educação (PVE)

O Programa Parceria pela Valorização da Educação (PVE) inicia suas atividades em escolas públicas das cidades de Cachoeira, Governador Mangabeira, Maragogipe e São Félix, no estado da Bahia, com foco em colaborar com gestores educacionais no processo de transição para o ensino híbrido. O programa tem o objetivo de promover melhorias na educação por meio de apoio à gestão pública educacional e incentivo à participação familiar na vida escolar de crianças e adolescentes.


Em 2020, com a pandemia de Covid-19, escolas de todo o país tiveram que mudar o seu planejamento curricular de ensino presencial para o formato remoto. Essa mudança contou com o apoio do PVE, que esteve presente em 75 municípios brasileiros. Dentre eles, 46 escolas das cidades de Cachoeira (BA), Governador Mangabeira (BA), Maragogipe (BA) e São Félix (BA).

Iniciativa da Votorantim Energia visa promover o desenvolvimento local por meio da promoção do ensino de qualidade nas regiões de atuação da empresa

O Projeto Telas Abertas, fruto de uma parceria do PVE com o Canal Futura, foi uma das iniciativas do programa, em 2020, que mais se destacaram. O Projeto teve como intuito compartilhar conteúdo didático e preventivo sobre a pandemia do coronavírus, além de realizar atividades culturais como, teatro, música e vídeos, tudo via Facebook e WhatsApp para as famílias das comunidades do Recôncavo Baiano, que participaram do programa.

Neste ano, o novo desafio do PVE é auxiliar gestores públicos da Educação na implantação do modelo híbrido de ensino, que consiste em aulas presenciais e online, em um sistema rotativo de alunos. Além disso, o programa também irá auxiliar no acompanhamento das rotinas de aprendizagem dos estudantes e dos riscos de abandono escolar. "Em 2020, a secretaria de Educação, em conjunto com o PVE, elaborou propostas educacionais que resultaram na criação do caderno de atividades impressas para atender a todos os alunos da rede. Também foi criado um acervo virtual de livros para os professores e estudantes, e foram formados grupos em redes sociais para que os gestores pudessem manter contato com os alunos e seus familiares. De forma geral, o programa foi um grande motivador para nós e, contamos com esta parceria neste novo ano", diz Arlindo Pereira de Souza, técnico de ensino da Secretaria Municipal de Maragogipe (BA).

Para o gerente da UHE Pedra do Cavalo, Dejair Silva de Lima, a retomada das ações do programa, que tiveram início junto com o ano letivo, reforça as estratégias de ensino nos municípios onde a Votorantim Energia possui atuação. “O PVE possui um legado aqui na região e para nós, que somos parte dessas comunidades, é gratificante ver o envolvimento dos mobilizadores de educação, estudantes e familiares. Esperamos, mais uma vez, somar para o incentivo e o bem-estar dos alunos e a qualidade do aprendizado”, diz o gerente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário