CRUZ DAS ALMAS: Praça Senador Temístocles recebe Feira de Artesanato em homenagem às avós

Em homenagem ao Dia dos Avós, a Praça Senador Temístocles recebe mais uma feira de artesanato com produtos locais. A ‘Feira Vovó é Mamãe com Açúcar!’ permanece no local até o dia 31 de julho, no espaço próximo ao coreto, junto às atividades da 1ª Feira Literária de Cruz das Almas.

O evento é organizado pela Prefeitura de Cruz das Almas, através da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer e pelo movimento Artesãs Conectadas, da Associação de Artesãos de Cruz das Almas e Recôncavo da Bahia (ACAR). As barracas estão no local desde o dia 15 de julho realizando a venda de peças em crochê, pinturas, bordados, caixas decoradas, arranjos de flores, entre outros itens.

O prefeito Ednaldo Ribeiro destaca que a realização da feira gera renda para as famílias. “Acreditamos que é preciso incentivar o pequeno produtor, especialmente nesse período de pandemia. Além de valorizar a cultura, essa ação tem o objetivo de possibilitar um dinheiro extra para as artesãs”, afirma.
Avó de um netinho de um ano e oito meses, a presidente da ACAR, Regina Vieira, conta que o movimento surgiu com a necessidade de valorização do artesanato. “A população está em processo de envelhecimento, ou seja, a expectativa de vida das pessoas é maior. Mesmo assim, a gente não percebe uma valorização da pessoa idosa nem do dia 26 de julho, que é o dia dos avós. Nossa feira é um reconhecimento para essa figura afetuosa que é a avó”, explica a artesã.

O secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Valdo Caldas, ressalta a importância de continuar apoiando o artesanato da cidade. “Tanto os produtos quanto o modo de produção a partir do trabalho manual dos artesãos são elementos que fazem parte da cultura popular e precisam ser fomentados”, acrescenta.

A feira de artesanato acontece dentro da 1ª Feira Literária de Cruz das Almas, que faz parte da programação em reverência aos 124 anos de emancipação política do Município. Por conta da pandemia de covid-19, o uso de máscara é obrigatório e o acesso ao local é controlado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário