SÃO FÉLIX: Pedro Tavares e prefeito Alex pedem ao DNIT à cessão de posse da Estação Ferroviária de São Félix para Prefeitura

O deputado estadual Pedro Tavares (DEM) e o prefeito de São Félix, Alex Aleluia tiveram hoje (15/07), uma reunião na Superintendência Estadual do DNIT, onde discutiram sobre o destino da Estação Ferroviária de São Félix, também conhecida como Estação Central da Bahia, que atualmente está sob a responsabilidade do órgão, em âmbito federal. A questão foi tratada com o superintendente Amauri Lima, a quem o prefeito e o deputado se dirigiram para solicitar que a Superintendência Estadual interceda junto ao órgão, em Brasília, em favor da cessão de posse da Estação para a Prefeitura Municipal. O superintendente informou que a situação seria avaliada e que seriam tomadas as devidas providências.
O deputado e o prefeito relataram o estado de degradação do equipamento e a necessidade de reforma, porém a intervenção só poderá ocorrer após a cessão de posse da Estação. “Foi uma reunião produtiva, onde apresentamos essa importante solicitação para que a Superintendência do DNIT consiga mediar em Brasília a cessão de posse da Estação”, disse. Caso o DNIT ceda o local, a Prefeitura pretende correr atrás de recursos para viabilizar uma reforma, seguindo os padrões de tombamento. O prédio da Estação é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (IPHAN). A Estação Ferroviária foi inaugurada em 23 de dezembro de 1881 servindo de ligação entre a capital baiana e todas as cidades da região. Ligava também as cidades do Recôncavo Baiano aos estados de Minas Gerais, Piauí e outros estados do Nordeste.

Tavares reafirmou a parceria com a gestão do prefeito em favor da cidade de São Félix. Recentemente, o deputado entregou uma ambulância para o município e conseguiu também ações na área de captação de água, beneficiando a zona rural do município. Além disso, o deputado conseguiu viabilizar em parceria com o deputado licenciado, atual ministro da Cidadania, João Roma, os recursos da ordem de R$ 300 mil para atenção básica de saúde do município e mais R$ 300 mil para o fortalecimento da infraestrutura urbana e rural.

Potencial Turístico
O parlamentar esteve na cidade no início do mês, onde discutiu propostas para o aproveitamento do potencial turístico de São Félix com o diretor do Departamento de Turismo da Prefeitura Municipal, Elias Filho.

“São Félix é uma cidade histórica muito importante em nosso estado e tem grande potencial para fortalecimento do turismo náutico, ecológico, cultural, étnico e religioso. Como presidente da Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo da Assembleia Legislativa da Bahia, pretendo aprofundar ainda mais essas questões, com a possibilidade de dar contribuições para o fomento a esse setor, de forma consciente, gerando trabalho, renda e desenvolvimento na cidade”, afirmou Tavares.

O deputado também conversou com o presidente da Associação Sanfelixta de Canoagem, Ednaldo Nascimento, mais conhecido como Dino. A proposta é que seja criado um Centro de Canoagem, aproveitando o potencial que o município tem para a prática esportiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário