CRUZ DAS ALMAS: Programação da Prefeitura divulga campanha de combate à violência contra a mulher

No mês em que se comemora os 15 anos da Lei Maria da Penha, a Prefeitura de Cruz das Almas, através da Secretaria de Políticas Especiais, preparou uma programação especial da campanha Agosto Lilás. As atividades incluem palestras, lives, feiras e apresentações culturais com o objetivo de combater e conscientizar sobre a violência contra a mulher.

Queremos sensibilizar a sociedade sobre o sofrimento da mulher vítima de violência doméstica. Esse é um assunto urgente que precisa da atenção de todos. Por isso, a campanha Agosto Lilás é um movimento em referência à criação da Lei Maria da Penha no dia 07 de agosto de 2006, que representou um avanço na garantia de direitos das mulheres”, explica a titular da pasta, Fernanda Fonseca.

Até o dia 20 de agosto, entre 08h e 17h, a Praça Senador Temístocles recebe a ExpoLilás, uma feira com atividades de conscientização, apresentações culturais e rodas de conversa, ao lado da Catedral Nossa Senhora do Bom Sucesso. A exposição conta os estandes de atendimento e orientações do Centro de Referência e Atendimento à Mulher (CRAM) e da Famam, com temas diversos voltados a valorização da mulher, e o espaço Mulher Empreendedora, que reúne uma feira de artesanato e outros produtos. No local vão acontecer bate-papos com a participação de uma estilista e blogueiras locais.

Já nesta sexta-feira (06), às 19h, acontece a live ‘Sua atitude salva: 15 anos da Lei Maria da Penha’. A conversa será conduzida através do Instagram da Prefeitura pelas advogadas Bruna Laleska, do CRAM, e Naiaringred Helena Ribas, idealizadora do projeto de assistência às vítimas de violência doméstica Por Todas Nós.

A segunda live está marcada para o dia 18/08, também às 19h no perfil da Prefeitura de Cruz no Instagram, com a participação do promotor de Justiça do Ministério Público estadual José Reis Neto e do diretor do Departamento de Juventude da Secretaria de Políticas Especiais, Danilo Santana. O tema para discussão será ‘Violência doméstica é problema meu: homens falando sobre a violência contra a mulher’.

Por fim, no dia 26/08, às 13h30, a Biblioteca Municipal Carmelito Barbosa Alves vai sediar o encontro da Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, com a presença de diversos setores, incluindo representantes da Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado da Bahia (SPM-BA), agentes de saúde e de endemias, Conselho Tutelar, Secretarias de Educação, do Trabalho e Assistência Social e de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, além de vereadores.

Além disso, a Secretaria de Políticas Especiais lançou o WhatsApp do CRAM nesta semana para facilitar o contato com o público. O número é 75 3621-3252.

Confira a agenda:


06/08 às 19h – Live do CRAM com as advogadas Bruna Laleska e Naiaringred Helena Ribas, do projeto Por Todas Nós

06/08 até 20/08 – ExpoLilás, na Praça Senador Temístocles, ao lado da Catedral Nossa Senhora do Bom Sucesso.

18/08 às 19h – Live ‘Violência doméstica é problema meu: homens falando sobre a violência contra a mulher’, com o promotor José Reis Neto e o diretor do Departamento de Juventude, Danilo Santana.

26/08 às 13h30 – Encontro da Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, na Biblioteca Municipal Carmelito Barbosa Alves.
Como denunciar ou buscar ajuda?

Disque 180 ou para o 75 3621-3252 (também no WhatsApp).

Procure o CRAM, que fica na Rua Rui Barbosa, próximo à entrada principal da UFRB. O local oferece atendimento e acompanhamento psicológico, social, jurídico, orientação e informações às mulheres em situação de violência.

Não fique calada, procure ajuda!

Nenhum comentário:

Postar um comentário