Agroindústria será instalada em Cruz das Almas para impulsionar a produção de mandioca

Durante reunião na manhã desta sexta-feira (17), empresários selaram parceria comercial com produtores de mandioca de Cruz das Almas e região. Com apoio da Prefeitura junto com o Ministério da Cidadania e a Confederação Nacional da Agricultura Familiar do Brasil (Conaf), a proposta visa implantar uma agroindústria que vai comprar, beneficiar e exportar a produção local.

De acordo com o prefeito Ednaldo Ribeiro, a iniciativa tem grande potencial de impulsionar o desenvolvimento regional. “Estamos buscando o crescimento e a geração de emprego e renda pra nossa cidade e para a região. Eu tenho certeza que nossos agricultores estarão juntos para fortalecer a agricultura familiar e a empresa que vai começar com esses investimentos”, afirmou.

O acordo para a vinda da agroindústria pretende fornecer a demanda de um grupo de empresas que atua no mercado externo com a produção de caldos e alimentos e que pretende expandir também para o mercado interno. A princípio, a expectativa é que empreendimento compre até 20 mil toneladas de mandioca por mês.

A representante do acordo de cooperação técnica, Dra. Ilma Carolina Fonseca, destacou que a iniciativa vai incentivar a produção e trazer benefícios em outras áreas, como prestação de serviços, arrecadação de impostos e inovação. “Estamos muito empenhados em Brasília para esse acordo. Viemos aqui para trazer esse projeto maravilhoso que é uma parceria das empresas junto com os agricultores familiares”, disse.

Os produtores contarão com assistência técnica oferecida através de uma cooperação da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (Seama) com a Embrapa Mandioca e Fruticultura. Um galpão será instalado na cidade por meio de parceria com a Conaf para o beneficiamento do produto.

Também estiveram presentes agricultores familiares, representantes de associações rurais e da empresa GR Holding, o vice-prefeito André Eloy, o secretário da Seama, Leone Ricardo, o prefeito de Governador Mangabeira, Marcelo Pedreira, o engenheiro agrônomo da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) da Secretaria de Desenvolvimento Rural da Bahia, André Lordelo, e outras autoridades políticas da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário