quinta-feira, 16 de setembro de 2021

Deputado Robinson Almeida destaca investimentos do Estado para Agricultura Familiar no Recôncavo: "parceria forte"

O vice-líder do governo do estado na Assembleia Legislativa, deputado Robinson Almeida (PT), destacou a importância do programa Parceria Mais Forte, Juntos para Alimentar a Bahia, do Governo do Estado, voltado para a Agricultura Familiar do Recôncavo Baiano. Cumprindo agenda em Castro Alves, nesta quinta-feira (16), o parlamentar participou de debates sobre políticas públicas, como assistência técnica e extensão rural (Ater), regularização fundiária, inclusão produtiva, agroindustrialização para o território e ressaltou que a região terá R$ 3,4 milhões em investimentos da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) para pontencializar a produção e beneficiamento da mandioca e a comercialização dos seus alimentos derivados, como a farinha e a tapioca. 

O intuito do projeto, segundo o deputado Robinson Almeida, é estimular o crescimento produtivo da agricultura familiar baiana, fortalecer a geração de postos de trabalho, agregação de valor aos produtos e distribuição de renda.

Entre as iniciativas, de acordo com a SDR, estão a reforma ou construção de cinco unidades de beneficiamento de mandioca e derivados, e a aquisição de trator agrícola com implementos, caminhão e equipamentos, que beneficiarão diretamente 130 famílias dos municípios de São Felipe, Governador Mangabeira, Cruz das Almas, Maragogipe, Santo Antônio de Jesus, filiadas à Cooperativa da Agricultura familiar do Território do Recôncavo da Bahia (Cooafatre).

 "É uma ação importante para fortalecer a agricultura familiar no Recôncavo, a partir da qualificação dos processos de gestão e de execução das políticas públicas. O Recôncavo é uma potência em diversas culturas, além do fumo, da laranja e da mandioca. Fortalecer projetos do território é fundamental para que a gente gere mais renda, mais trabalho pra nossa gente e fortaleça o desenvolvimento rural da nossa região", afirmou Robinson.

A ação é executada por meio do Bahia Produtiva, pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR/SDR) do Governo do Estado. Também participaram do encontro, o ex-prefeito de Cruz das Almas, Orlandinho Pereira, Wilson Dias, diretor da CAR, e Rosana Vieira, coordenadora do Colegiado Territorial do Recôncavo Baiano (Codeter), entre outras lideranças da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário