CRUZ DAS ALMAS: CAR faz entrega de equipamentos agrícolas para agricultores

Para ajudar no desenvolvimento de suas produções, agricultores familiares do município de Cruz das Almas, no Território Recôncavo Baiano, receberam neste mês de novembro, máquinas e equipamentos agrícolas. O material foi entregue pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

Wilson Dias, diretor-presidente da CAR, ressaltou que os investimentos agregam mais tecnologia à agricultura familiar, mas que vai além de máquinas e equipamentos. “Trabalhamos com um conjunto de políticas públicas, construímos agroindústrias, levamos assistência técnica e extensão rural e mais crédito. Com isso, há uma projeção de elevação da produção, e, consequentemente, da renda dos agricultores”.

Situada na unidade sede da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), a comunidade Quilombola Vila Guaxinim foi uma das beneficiadas. No local, cerca de 150 mulheres passam a ter uma expectativa de renda, com a entrega de equipamentos para a cozinha comunitária, que já está sendo construída no local.

Segundo a presidente da Associação dos Remanescentes de Quilombos Vila Guaxinim, Silvana Pedreira, a comunidade tem muitas mulheres com tempo ocioso e que não têm onde trabalhar. "A cozinha, com esses equipamentos, será de grande valia para que essas mulheres tenham autonomia financeira e para que elas possam ser o que elas desejam ser. Nós aqui somos agricultores familiares e já produzimos aipim, mandioca, milho, feijão, mas agora vamos produzir em uma escala maior, para atender essa cozinha comunitária e gerar renda".

Na comunidade dos Poções, a Associação de Desenvolvimento Comunitário de Poções também foi beneficiada com a entrega de um microtrator com implementos. A comunidade cultiva diversos alimentos, como mandioca, laranja, limão, hortaliças.

Já na comunidade do Cadete, também em Cruz das Almas, foram entregues equipamentos para uma cozinha comunitária, que serão usados na produção de doces, geleias, biscoitos, pães, bolos, polpa de frutas e frutas desidratadas. Na comunidade da Pumba foram entregues 30 barracas de feira padronizadas e, para a Associação de Moradores de Cruz das Almas, foram entregues kits de irrigação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário