quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

Itaberaba, Maragogipe e outras cidades baianas tem situação de emergência reconhecida pela Defesa Civil Nacional

O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), reconheceu, nesta quarta-feira (15), a situação de emergência em 25 cidades da Bahia afetadas pelas fortes chuvas que atingem o estado desde o fim de novembro. As portarias com o reconhecimento foram publicadas no Diário Oficial da União. Confira aqui e aqui.

Na lista dos 25 municípios, 12 já estavam com a situação de emergência reconhecida, mas foram incluídos na portaria mais uma vez em razão de um novo decreto do estado da Bahia. Essas cidades cidades são Guaratinga, Itabela, Itamaraju, Jucuruçu, Medeiros Neto, Teixeira de Freitas, Vereda, Mascote, Jiquiriçá, Itacaré, Ibicuí e Camacan.

Já os 13 municípios que entraram na lista pela primeira vez são Alcobaça, Belmonte, Caravelas, Ibirapuã, Ilhéus, Itagimirim, Itanhém, Itapebi, Lajedão, Macarani, Mucuri, Nova Viçosa e Santa Cruz Cabrália.

Outros cinco municípios (Canavieiras, Anagé, Santanópolis, Itapenga, e Marcionílio Souza) deixaram a lista de cidades com a situação de emergência reconhecida porque tiveram o decreto estadual revogado e o reconhecimento sumário por parte do Governo Federal foi feito com base nesse decreto.

Com isso, ao todo, 39 municípios baianos atingidos por chuvas intensas contam com o reconhecimento federal e podem solicitar recursos da Defesa Civil Nacional para ações de resposta ao desastre natural. Confira a lista completa abaixo:

Alcobaça,Baixa Grande; Belmonte; Boa Vista do Tupim; Camacan; Caravelas; Encruzilhada; Eunápolis; Guaratinga; Ibicuí; Ibirapuã; Ilhéus; Itabela; Itaberaba; Itacaré; Itagimirim; Itamaraju; Itambé; Itanhém; Itapebi; Itarantim; Jaguaquara; Jiquiriçá; Jucuruçu; Lajedão; Macarani; Maragogipe; Mascote;Medeiros Neto; Mucuri; Mundo Novo; Nova Viçosa; Porto Seguro; Prado; Ruy Barbosa; Santa Cruz de Cabrália; Teixeira de Freitas; Teolândia; Vereda

Também nesta quarta-feira, o MDR repassou mais R$ 2,68 milhões a cinco cidades baianas afetadas pelas fortes chuvas (Itajuípe, Teolândia, Maracani, Teixeira de Freitas e Itamaraju). Com esses recursos, cerca de R$ 11,2 milhões já foram disponibilizados pela Defesa Civil Nacional para ações de resposta ao desastre natural. Saiba mais neste link.

Nenhum comentário:

Postar um comentário