O deputado Pedro Tavares (DEM), com fundamento no Art.139 do Regimento Interno da Casa Legislativa, encaminhou, através da Mesa Diretora, duas indicações ao governador Rui Costa, solicitando melhorias para estradas baianas. Na primeira proposição, o democrata sugere que o chefe do Executivo estadual proceda, junto aos órgãos competentes, a recuperação asfáltica da BA-160, no trecho compreendido entre a BR-030 e a divisa com o município de Bom Jesus da Lapa.
“A conjunção de esforços para a recuperação asfáltica da BA-160, no referido trecho de aproximadamente 54 km, apresenta forte influência na vida dos cidadãos da região, que utilizam diariamente a estrada para suas atividades”, justificou o legislador, convencido de que a iniciativa representa “uma justa reivindicação da população, visto que a precariedade do trecho mencionado vem causando sérios transtornos aos indivíduos que usam esse percurso para seus deslocamentos”.
O parlamentar entende ser necessária uma atenção especial aos moradores dessa região, dentre eles, as comunidades quilombolas da Ilha de Zezé, Vila Nova, Pau D’Arco e o distrito de Parateca, que estão sofrendo com as péssimas condições de tráfego. “Trata-se de medida essencial para o fortalecimento do comércio da região, para o escoamento agrícola e, principalmente, para garantir a segurança dos cidadãos”, pontuou Pedro Tavares, que defende a recuperação do trecho entre a BR-030 e a divisa com Bom Jesus da Lapa como “altamente relevante para assegurar o progresso econômico e viabilizar a geração de riqueza e renda para os moradores”.
Na segunda indicação ao Governo do Estado, o presidente da Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo da ALBA pede o asfaltamento do trecho que liga o município de Cabaceiras do Paraguaçu até o distrito de Geolândia, localizado na região econômica do Recôncavo Sul da Bahia. De acordo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (2018), a população total de Cabaceiras do Paraguaçu, distante 160 km de Salvador, é de 18.512 habitantes.
Com apenas um distrito e 31 povoados, o município faz parte da região administrativa de Santo Antônio de Jesus, limita-se ao Norte com Conceição da Feira, ao Sul com a cidade de Castro Alves, a Leste com Governador Mangabeira e a Oeste com Santo Estevão. O deputado lembra que o distrito de Geolândia oferece grande potencial de desenvolvimento econômico e mercantil para a região. A pecuária, o comércio e toda produção rural do distrito compõem a dinâmica rentável que sustenta a cidade. Seguindo essa linha de raciocínio, explica o democrata, a atividade comercial requer infraestrutura de distribuição capaz de sustentar a dinâmica do negócio. Nesse sentido, prossegue Tavares, "o asfaltamento é reconhecido como infraestrutura básica que viabiliza as demandas de deslocamento, tanto de bens quanto de pessoas"
O autor da indicação esclarece ainda que o trecho que envolve o distrito de Geolândia até Cabaceiras do Paraguaçu conta com 10 km de estrada de terra, que em dias de chuva só é possível fazer essa travessia com muita dificuldade. “Assim, o asfaltamento deste trecho apresenta caráter prospectivo, que visa o crescimento de toda a região. Consideramos que, a partir da evolução dos transportes, é possível entender a organização das indústrias, o aprimoramento das cidades avançadas e o desenvolvimento na qualidade de vida das pessoas”, concluiu o deputado Pedro Tavares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário