CRUZ DAS ALMAS: Prefeitura inicia entrega de próteses dentárias gratuitas

Expressar um simples sorriso é o maior sonho das pessoas que sofreram perdas dentárias. Para oferecer assistência e melhorar a qualidade de vida dessa população, a Prefeitura de Cruz das Almas implantou um novo serviço. Nesta quarta-feira (06), foram entregues as primeiras próteses gratuitas para 38 pacientes do Laboratório Regional de Prótese Dentária (LRPD).

Para Maria Sacramento Nonato, esse foi um dia de muita felicidade. “O projeto conseguiu realizar meu sonho sem custo nenhum. É uma sensação muito boa pra levantar minha autoestima. São mais de dez anos que estou sem os dentes e agora eu consegui!”, comemorou dona Maria.

O serviço conta com recursos repassados pelo Ministério da Saúde e realizará a entrega de próteses para novos pacientes a cada 15 dias. “Estou muito feliz de ver os primeiros pacientes recebendo as próteses, tendo um sorriso mais bonito. Estarei sempre ao lado do povo cruzalmense e trazendo cada vez mais benefícios para nossa cidade”, disse o prefeito Ednaldo Ribeiro.

Cruz das Almas é o primeiro município da microrregião a oferecer o serviço. Com uma perspectiva da assistência integral em saúde bucal, o LRPD oferece tratamentos para reabilitação protética, com a confecção de próteses dentária total, parcial removível, entre outras, de acordo com a necessidade de cada paciente.

“O que a gente tem de melhor é o sorriso. Batalhamos muito para que esse projeto desse certo, para ofertar a todos um sorriso de qualidade. A equipe se empenhou e hoje a gente vem concretizar esse trabalho”, afirmou a secretária de Sáude, Kaliane Ferreira.

A população pode ter acesso ao atendimento dentário por meio do encaminhamento das unidades de saúde. “O indivíduo vai passar por avaliação, preparação e adequação da saúde bucal. Depois, é encaminhado para o laboratório, onde nós fazemos todo o processo e entregamos a prótese ao final”, explicou a coordenadora de saúde bucal do município, Tainara Almeida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário