Licor de Cachoeira é objeto de Pesquisa

A equipe da Fundação Hansen Bahia (FHB) iniciou nesta terça-feira, 31, os trabalhos de pesquisa de campo, com entrevistas, fotos e captação de imagens para a Construção de Dossiê/Inventário do Saber e Modo de Fazer do Licor de Cachoeira, através de parceria com o IPAC, por meio de MROSC celebrado com Termo de Fomento - 002/2022.

Uma série de entrevistas será feita nos próximos dias e o primeiro Fabrico visitado foi o do Licor A Gauchinha, localizado na Rua Manoel Bastos, n 04, em Cachoeira, que tem como produtor responsável o Senhor Roque Amorim que trabalha há cerca de 15 anos com a produção da bebida e conta com a ajuda da esposa Tânia Regina.

Trabalhamos com 16 sabores de licores e entre os mais vendidos estão o de Jenipapo, Banana e Tamarindo. Este ano estou lançando o Licor de Açaí com Guaraná, 36 horas no ar, é um licor energético, para não dizer afrodisíaco, para deixar os meninos ainda mais animados”, destacou.

Roque Amorim enfatizou ainda que a bebida, feita de modo artesanal, que mais demora para ser produzida é a de Jenipapo, pois leva cerca de 9 a 10 meses para ser finalizada. “Eu compro a fruta, lavo, deixo na fusão, coloco no álcool e na água, na quantidade exata; após 6 meses eu vou prensar ela, para tirar só o caldo. Comprei esse ano uma despolpadeira de frutas, a máquina separa os caroços da polpa, isso diminui o tempo de produção, além de utilizarmos também um liquidificador industrial”, concluiu.

O Licor A Gauchinha produz cerca de 3.500 (três mil e quinhentos) litros da bebida nesse período junino, entre abril e junho.

O objetivo do trabalho é que em posterior a realização deste Inventário, o IPAC possa iniciar o processo de reconhecimento dessa técnica artesanal e secular que envolve a produção do tradicional “Licor de Cachoeira” transformando-o em Patrimônio Imaterial do Estado da Bahia.

Vale ressaltar que todo o trabalho está sendo acompanhado por profissionais de várias áreas, a exemplo de antropólogo, historiador, educador, jornalista, museólogo, entre outros.

Todos os Fabricos de Licor reconhecidos pela Prefeitura Municipal de Cachoeira como Patrimônio do Sabor Municipal estão sendo objeto desta pesquisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário