Os venezuelanos passaram por diversas cidades da Bahia e de outros estados antes de chegarem em Santo Antônio de Jesus. Eles passaram a primeira noite na rodoviária do município, o que chamou a atenção dos órgãos da cidade.
Eles foram levados para um sítio logo em seguida e, posteriormente, o local foi alugado como uma espécie de moradia provisória. O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) cuida do grupo, que já recebeu as vacinas necessárias.
Quase um mês após a chegada na cidade, os venezuelanos já receberam propostas de emprego de fazendeiros na região. Apesar das oportunidades, a prefeitura pretende capacitar os imigrantes antes que eles exerçam qualquer atividade na região.
Além disso, a barreira da comunicação é um fator dificultador, pois o grupo pertence a uma tribo indígena de dialeto próprio e apenas alguns integrantes falam espanhol.
Segundo informações apuradas pela TV Subaé, filiada da TV Bahia em Feira de Santana, a prefeitura de Santo Antônio de Jesus planeja projetos que ensinem artesanato para as mulheres e agricultura para os homens.
F: G1/BA
Nenhum comentário:
Postar um comentário