CACHOEIRA: Tradicional Festa de Iemanja, a Festa das Águas acontece dia 5

O presente a Iemanjá que acontece em Cachoeira vem de uma antiga tradição em que operárias e operários fumageiros se reuniam num dia do mês de fevereiro para depositarem presentes na Pedra da Baleia.

O cortejo saia de Cachoeira no cais ao lado da estação ferroviária.

O povo de candomblé há muito tempo sacralizou a Pedra da Baleia a partir de uma lenda a qual Iemanjá atravessou o Atlântico para socorrer seus filhos escravizados, e vendo a situação deles quan entrou no Rio Paraguaçu, decidiu ficar, transformando-se numa grande pedra.

Nestes novos períodos a festa teve um resgate, onde o povo de axé se uniu para voltar a traição do Presente de Yemanja no Rio Paraguaçu na Pedra da Baleia, cidadãos de axé como Antônio Moraes Ribeiro, João Vanderlei Moraes, Saudosa Yalorixa Mãe Madalena e Saudoso Babalorixá Benício Souza, que deram toda sua dedicação para o resgate desta festa, que hoje pertence a todo povo de Axé da Cidade Ancestral de Cachoeira.

Neste ano, a festa acontecerá no dia 5 de Fevereiro, com programação religiosa afro, iniciando as 06h com alvorada, 09h entrega dos presentes no porto, 15h Xirê e às 16h o cortejo de entrega dos presentes para a Pedra da Baleia no Rio Paraguaçu, com a participação de todos os terreiros de Cachoeira e cidades do Recôncavo Baiano.

Realização da Prefeitura de Cachoeira e da comissão formada pelos terreiros de Candomblé representada pelo Terreiro secular Viva Deus, que foi escolhido como responsável deste ano, através de sorteio em reunião com o povo de Santo.


Texto: Cacau Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário