O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) irá relançar o Minha Casa, Minha Vida na próxima terça-feira, 14, com a entrega de 5.835 unidades habitacionais. Lula estará em Santo Amaro, no recôncavo baiano, para a entrega de um condomínio. Além da Bahia, o Palácio do Planalto avalia entregas simultâneas em São Paulo, Maranhão, Minas Gerais, Goiás e Paraíba.
Reformulado: Novo Minha Casa Minha Vida vai focar em famílias de baixa renda, informais e reformas Minha Casa, Minha Vida: Equipe de Lula quer aproveitar imóveis vazios dos centros das cidades.
Apenas na Bahia, Estado onde Lula venceu com 72% dos votos no segundo turno, serão entregues 1.140 casas. Auxiliares de Lula discutem fazer uma inauguração separada em cada um dos outros cinco estados com a presença de um representante do governo, como um ministro ou outra liderança ligada a Lula.
O objetivo é aumentar o impacto do relançamento e usá-lo como uma das primeiras marcas positivas da arrancada da gestão.
O ato também marcará uma das primeiras medidas de Lula voltada à área social, antes mesmo do relançamento do Bolsa Família, que deve ocorrer em março.
Na terça-feira, Rui Costa pediu empenho por parte da Caixa Econômica Federal para entregar 96 mil casas do Minha Casa, Minha Vida, ainda no primeiro semestre deste ano.
Consignado do Auxílio Brasil: Governo reduz de 40% para 5% limite de desconto mensal do benefício. A fala foi feita em um evento com gestores do banco em Brasília, onde afirmou que ao todo o governo prioriza a finalização de 120 mil obras já iniciadas do programa. Segundo o ministro, a maioria dessas casas está com 60% de construção concluída.
Visita do governador em Santo Amaro
Após confirmar a presença do presidente em Santo Amaro, no Recôncavo baiano, no dia 14 de fevereiro, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) afirmou que durante a visita irá mostrar ao atual mandatário o que classificou como “irresponsabilidade” do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), com o abandono de obras do programa “Minha Casa, Minha Vida” no município baiano.
“É uma vergonha aquilo que a gente viu ali”, declarou o gestor estadual, nesta segunda-feira (6), em Amélia Rodrigues, durante abertura do ano letivo da rede estadual. “Ali nós encontramos o que há de mais porco e mais sujo na política brasileira. Só ali em Santo Amaro tem quase mil moradias para serem entregues e foram abandonadas, obras prontas”, lamentou Jerônimo, relatando estragos como telhados depredados, vasos arrancados e vidros quebrados.
“Então, na Bahia nós estamos falando de 6 mil habitações prontas e que o governo passado não quis entregar. Pois o Lula vai começar entregando isso”, anunciou o governador, segundo o qual, em princípio apenas um dos dois condomínios será entregue no município do Recôncavo, assim que encerradas “últimas tratativas” com a prefeitura, Conder, Caixa Econômica e empresa responsável pelas obras. “Um não tem condição de entregar. Está inclusive judicializado, mas nós vamos pedir pro Lula ir lá, pra ver o estado que esse presidente irresponsável deixou”, explicou.
Subindo ainda mais o tom contra Bolsonaro, Jerônimo defendeu que o ex-presidente “que está fugido” nos Estados Unidos “possa pagar essa conta”. “Eu quero saber se vai ter gente ainda com capacidade de defender um governo federal desse. Dá vontade de botar tudo num lugar só e tirar desse país, porque o que eles fizeram com nosso país”, disse o petista, ao apontar abandono das políticas públicas, por parte da última gestão federal.
“A Justiça vai, com fé em Deus, cuidar dele. Ele vai ter o lugar que merece. O que ele fez com o Brasil e com nossos sonhos, se alguém tiver vergonha na cara, junto conosco não vai caminhar se não tiver respeito com o povo brasileiro”, afirmou o governador da Bahia, prometendo trabalhar para fazer convênio e “arrumar dinheiro” para entregar as obras e políticas paradas na gestão Bolsonaro.
“Vamos trabalhar junto com Lula pra combater a fome, para combater a ausência de moradia e de emprego”, concluiu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário