O evento – gratuito e com certificação – é direcionado a enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem da Rede de Atenção Primária à Saúde de todos os municípios do estado, estudantes e enfermeiros que empreendem na área.
As inscrições podem ser feitas através do link www.even3.com.br/capacita-coren-ba-marco-lilas-316906
No Brasil, o câncer do colo do útero é o terceiro tipo de câncer mais incidente entre mulheres, também responsável pela quarta causa de mortalidade por câncer. Para o ano de 2023, foram estimados 17.010 casos novos, o que representa uma taxa ajustada de incidência de 13,25 casos a cada 100 mil mulheres.
Diante dessa situação, o Coren-BA verificou a necessidade de sensibilizar os profissionais da Atenção Primária à Saúde que atuam frente às ações de prevenção e controle do câncer do colo do útero, quanto à magnitude da doença e impacto na saúde da mulher.
“Com esse evento pretendemos qualificar os profissionais e contribuir para a elaboração de estratégias que visem a qualidade do exame citopatológico, o rastreio da população alvo e diagnóstico em tempo oportuno, objetivando a redução dos índices de morbimortalidade por essa neoplasia no estado”, destacou a presidente do Coren-BA, Giszele Paixão.
Confira a programação:
13h: Credenciamento
14h: Enfermeira Dra. Neila Pierote
Fisiopatologia do Câncer Cervical
Fatores de risco
Prevenção
Exame citopatológico
Controle de qualidade
Alterações benignas e neoplásicas
16h: Coffee Break
16h15: Enfermeira Dra. Mariane Oliveira
SAE: responsabilidade técnica e legal no Rastreio do Câncer do Colo do Útero
Organização do processo de trabalho
Nenhum comentário:
Postar um comentário