Nesse estudo feito, o Vale do Jiquiriçá pode ser beneficiado, a Dom Cabral disse ao governo da Bahia que é extremamente necessário um modal ligando Jequié ao porto de Salvador. No documento foram apresentadas algumas possibilidades, entre elas reconstruir a Ferrovia Centro Atlântica – FCA com uma nova bitola, fazer uma ligação Jequié – Itatim, ou reconstruir o traçado pelo recôncavo.
A primeira possibilidade, parece custar muito caro, a segunda esbarra em questões geográficas, sendo a Serra do Mutum em Jaguaquara o maior desafio, e o traço ainda será maior 27Km. A terceira proposta apresenta a maior viabilidade técnica, economia e financeira.
Ferrovia pode ser pensada como projeto alternativo a FCA.
A ferrovia ligando Jequié – Salvador, se iniciaria na altura do município de Barra do Rocha onde está a FIOL (Ferrovia Oeste Leste) e possivelmente chegará em Cruz das Almas, onde o estado deve decidir se reaproveita o traçado da Centro Atlântica, ou faz um novo percurso até Feira de Santana, para posterior ligação a capital. Esta também seria uma via alternativa a FCA.
O conforme o estudo, a ferrovia passando pelo Vale do Jiquiriçá aproveitaria o traçado da extinta ligação Nazaré Vitória da Conquista desativada na década de 70, ela teria a menor extensão das propostas apresentadas, 194 Km, e a geografia da região é um facilitador, principalmente a partir de Laje, onde foi encontrado grande área de planície até a capital.
Além de permitir o eixo de integração entre Salvador, Feira e Jequié, a projeto pode contemplar o estaleiro Enseada do Paraguaçu, em Maragogipe.
A proposta foi adicionada ao Plano Plurianual 2024-2027 e no momento está em fase de avaliação, podendo ser apresentado ao governo federal como prioridade para os próximos anos. Atualmente o transporte por trilhos responde por 20%, até 2035, esse número deve saltar para 35%.
“As perspectivas são positivas para a Bahia. Mas é preciso entender que o momento para se fazer algo é agora”, avisou Paulo Resende, responsável pelo Núcleo de Infraestrutura, Logística e Supply Chain da FDC.
Vai ser ótimo Ferrovia Oeste Leste voltar para Cruz das Almas vai ter muito trabalho vai da certo
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