“A Radiodifusão tem uma longa história no país desempenhando um papel fundamental na disseminação de informações culturais e entretenimento para a população. Ao longo de décadas, os veículos de comunicação tradicionais como rádio e televisão têm sido parte intrínseca da vida cotidiana dos brasileiros moldando opiniões, promovendo a identidade cultural e contribuindo para a construção de uma sociedade informada e participativa”, afirmou Juscelino. A nova geração de TV Digital integrará o conteúdo transmitido pelo serviço de radiodifusão à internet, criando novos modelos de negócios e empregos.
Ao lado do ministro, participaram do painel o conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Moisés Queiroz Moreira, e os presidentes do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (SBTVD), Raymundo Barros; da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Flávio Lara Rezende; e da Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel), Márcio Silva Novaes.
REGULAMENTAÇÃO – O Ministério das Comunicações (MCom) preside o GT TV 3.0, criado a partir do Decreto nº 11.484, publicado em abril, que dispõe sobre as diretrizes da nova tecnologia e garante a disponibilidade de espectro de radiofrequências para a sua implantação.
Entre as características estabelecidas no documento, destacam-se a qualidade audiovisual superior (até 8k), a interface de usuário baseada em aplicativos, a segmentação de conteúdo de acordo com localização geográfica dos telespectadores e a personalização de conteúdo de acordo com as preferências dos telespectadores.
Presidido pelo Secretário de Comunicação Social Eletrônica do MCom, Wilson Diniz Wellisch, o GT TV 3.0 reuniu-se em 27 de julho, oportunidade na qual foram apresentados os membros, o regimento e o escopo de cada subgrupo. A próxima reunião acontecerá em 10 de agosto de 2023.
SET EXPO 2023 – As palestras são realizadas em conjunto com uma Feira sobre Tecnologia e Negócios de Mídia e Entretenimento, também promovida pela SET, uma associação técnico-científica sem fins lucrativos de profissionais de engenharia, tecnologia, operação, pesquisa e atividades fins, instituições de ensino e empresas.
O Congresso reúne mais de 2.000 profissionais e tem o objetivo de apresentar e discutir as inovações técnicas, as tendências em negócios, as regulações e os novos produtos do mercado de mídia e entretenimento, cobrindo toda a cadeia produtiva do setor. Os temas debatidos nesta edição são: Produção, Conectividade, Segurança, Negócios, Regulatório, Consumo de mídia, TV 3.0, Inovação, Inteligência Artificial e Rádio.
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