Por meio do Programa Parceria pela Valorização da Educação, ação busca reconhecer a relação quilombo-escola por meio da história, memória e territorialidade.
Por meio do programa Parceria pela Valorização da Educação (PVE), a Usina Hidrelétrica de Pedra do Cavalo, que é operada sob concessão da Votorantim Cimentos, apoia a promoção de oportunidades de desenvolvimento de competências em gestão e mobilização social em comunidades quilombolas nos municípios de Maragogipe e Cachoeira, áreas que fazem parte do Recôncavo Baiano. A ação de fomento à educação no interior da Bahia contempla o estado que possui 30% da população quilombola do Brasil, de acordo com o Censo Demográfico de 2022, divulgado em julho pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
O PVE leva em consideração a realidade de desafios enfrentados por cada município participante no aprimoramento da gestão educacional. “Por meio da parceria do PVE, buscamos gerar um legado positivo nas comunidades em que atuamos ao dar suporte para projetos que visam melhora da qualidade de ensino na região”, afirma Dejair Lima, gerente de operações da Usina de Pedra do Cavalo.
De 2019 a 2022, o PVE realizou um programa especial nos municípios de Cachoeira e Maragogipe. Uma equipe assessorou gestores, docentes e comunidade para a implementação, atualização e construção de instrumentos que fortaleçam laços comunitários, formem cidadãos conscientes e valorizem a relação quilombo-escola por meio da história, memória e territorialidade.
Em Maragogipe a secretária municipal de Educação, Ana Claudia Batista Barbosa, reforçou que o PVE Quilombola atuou de forma satisfatória no município, abordando de maneira coerente a realidade de profissionais e alunos. “Elaboramos conjuntamente com os gestores e coordenadores escolares um plano de ações adequado ao contexto das nossas escolas, por meio de ações como o gerenciamento de uma horta coletiva da Escola Putumuju, um ensaio cultural quilombola promovido pela Escola Municipal Emídio Dativo, que abordou a cultura do Quilombo Dendê com música, capoeira, poesias, pinturas e outras ações. Esses conhecimentos eram efetivados no chão das escolas com atividades que valorizava a história de cada comunidade que escola estava inserida”, afirma a secretária.
No mês de julho desse ano, o secretário municipal de Educação de Cachoeira, Carlos Roberto Gomes Franco, foi convidado a participar do Encontro Impacto Positivo Educação, evento nacional do PVE, na cidade de São Paulo (SP), onde pode compartilhar experiências e aprendizados. “Nossa experiência tem tido resultado ótimos, por sermos pioneiros de um plano de educação antirracista que atende as escolas quilombolas, mas também é estendido para toda a rede municipal. O PVE foi fundamental desde o princípio, pois nos ajudou muito a diagnosticar essa questão e possibilitou linkar as questões do município. O plano foi transformado em lei, e para assegurarmos a execução dele desenvolvemos 15 metas, das quais seis já estão em execução”, ressalta.
Sobre o PVE
O Programa Parceria pela Valorização da Educação (PVE) é uma iniciativa do Instituto Votorantim e das empresas investidas e parceiras da Votorantim, como a Votorantim Cimentos. Tem como objetivo, fortalecer a educação por meio do apoio à gestão pública educacional e incentivo à participação familiar na vida escolar de crianças e adolescentes. O público-alvo do programa são secretários (as) de Educação, gestores (as) de escolas e mobilizadores (as) sociais.
Censo 2022
A Bahia é o estado com maior quantitativo de população quilombola do Brasil – 397.059 pessoas, conforme dados do Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) – fonte Censo Demográfico 2022 (ibge.gov.br). A população quilombola residente no país é de 1.327.802 pessoas, correspondendo a 0,65% da população total. O censo ainda registrou que há 1.696 municípios com população quilombola e 473.970 domicílios particulares permanentes com moradores quilombolas.
Sobre a Votorantim Cimentos
A Votorantim Cimentos é uma empresa de materiais de construção e soluções sustentáveis com mais de 13 mil empregados. O portfólio de materiais de construção vai além de cimentos e inclui concretos, argamassas e agregados. A companhia também atua nas áreas de insumos agrícolas, gestão de resíduos e coprocessamento. As unidades da Votorantim Cimentos estão estrategicamente próximas aos mais importantes mercados consumidores em crescimento e presente em dez países, além do Brasil: Argentina, Bolívia, Canadá, Espanha, Estados Unidos, Luxemburgo, Marrocos, Tunísia, Turquia e Uruguai. Mais informações em www.votorantimcimentos.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário