CRUZ DAS ALMAS: Comissão que discute organização das manifestações culturais do São João realiza segunda reunião

Na noite da última terça-feira, 03, aconteceu a segunda reunião da comissão de estudos e alinhamento de ações voltadas para a organização das manifestações culturais do São João de Cruz das Almas. O encontro aconteceu na Câmara de Vereadores e contou com a participação de representantes do Poder Executivo, do Poder Legislativo, da 27ª Companhia Independente de Polícia Militar (27ª CIPM), Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), da Câmara de Dirigentes Logistas (CDL) e dos membros da Associação de Incentivo à Cultura Junina Cruzalmense.
Capitão PM Edson Ferreira estava representando a 27ª CIPM e falou do papel da Polícia Militar no cumprimento de mandatos judiciais e da maneira como são feita as abordagens a quem é flagrado manuseando ou fabricando as espadas.

Agnaldo Viana (vice-presidente da CDL) e João Bastos (responsável pela pasta de relações públicas da instituição), sugeriram meios para se criar "espadrodomos" descentralizados aproveitando quadras já existentes nos bairros.
O vereador Paulinho Policial mostrou ofícios já encaminhados a instituições e apontou meios para a legalização das espadas bem como métodos de fabricação respeitando um padrão para que o artefato seja usado como show pirotécnico oferecendo o menor risco possível a integridade física ou ao patrimônio seja ele público ou privado.

O empresário Ronald Pereira do restaurante RK cobrou maior empenho dos participantes e ao mesmo tempo criticou a ausência de representantes do Exército Brasileiro, do Poder Judiciário e do Poder Legislativo.

O Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Euricles Neto, levou a mensagem do Poder Executivo e ao mesmo tempo apontou a possibilidade de haver apoio do poder público municipal quando houver e legalização das espadas.

Cléo Rocha (presidente da Associação dos Espadeiros) apontou a necessidade de haver mais reuniões para debater o assunto e uma maior publicidade em torno desta temática para chamar a atenção da população.

Outros órgãos como, Ministério Público, Polícia Civil e OAB – Subseção Cruz das Almas foram convidados, mas não compareceram. A comissão é fruto de encaminhamento da Audiência Pública realizada pela Câmara de Vereadores, através dos vereadores Thiago Chagas e Paulinho Policial, para discutir as possibilidades de organização das manifestações populares dos festejos juninos de Cruz das Almas.

A próxima reunião está marcada para acontecer dia 17 de outubro, na Câmara Municipal.

Fotos: Marcelo Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário