Na última semana, técnicos da Embasa retiraram uma ligação irregular de água que irrigava uma plantação na comunidade da Baixa da Linha, em Cruz das Almas, no Recôncavo Baiano. A tubulação improvisada e fraudulenta consumia mensalmente cerca de 2 milhões de litros de água, quantidade suficiente para o abastecimento de mais de 260 ligações domiciliares durante um mês.
O dono da propriedade não estava no local, mas será intimado em decorrência de um inquérito policial instaurado na Polícia Civil. A prática de ligações ilícitas é considerada crime pelo Código Penal brasileiro (Art. 155, § 4º, II) e, além de provocar falta de água nas localidades, pode contaminar a água, devido ao manuseio inadequado da tubulação, e causar prejuízos financeiros para o sistema de abastecimento de água local.
A Embasa tem intensificado o combate ao furto de água em Cruz das Almas, ação que resultou na identificação de 782 ligações irregulares no município entre os meses de janeiro e novembro deste ano. Equipes da empresa atuam na localização e retirada de ligações irregulares, verificando também adulterações em hidrômetros, ligações clandestinas e outros tipos de fraude relativas ao abastecimento de água.
Embasa Facilita: Campanha de regularização de débitos
Até o dia 31 de dezembro, a Embasa oferece ao usuário a possibilidade de negociar seu débito, com descontos, por meio da campanha Embasa Facilita. O pagamento é facilitado através de parcelamentos e o restabelecimento da ligação de água acontece de imediato após a regularização da situação com a empresa. Além disso, há condições especiais também para a tarifa social. “Para o usuário que se encaixa nas condições dessa tarifa, há um valor diferenciado com descontos de mais de 50%”, afirma José Luiz Filho, gerente da Embasa em Cruz das Almas.
Somente em 2023, em toda a área de atuação da Embasa, foram negociados R$ 877 mil entre débitos, sanções e multas em que mais de 90% dos casos contaram com a regularização da ligação de água. “A embasa tem negociadores que visitam os usuários inativos com débitos junto à empresa. Eles costumam oferecer descontos e facilidade nos pagamentos das dívidas ativas, regularizam as ligações e orientam os usuários sobre o consumo consciente, evitando desperdícios e novas tentativas de fraudes”, esclarece o gestor.
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