CRUZ DAS ALMAS: Moradora de Baixa de Toquinha sofre acidente com escopião

Uma jovem de 24 anos deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) após ter sofrido um acidente com escorpião na manhã da última quarta-feira (28). Segundo informações passadas pela jovem que reside na comunidade rural de Baixa de Toquinha, ela sentiu a picada assim que pós um dos pés em um tênis e ao retirar o calçado ela se deparou com o animal. Ainda segundo relato da jovem, ela matou o escorpião e levou para a UPA onde após alguns minutos foi atendida por uma equipe plantonista e durante o período em que esteve sob observação, ela avistou a entrada de mais quatro vítimas deste mesmo animal.

Acidentes como este tem sido frequentes por todo Estado da Bahia, em Cruz das Almas, os órgãos competentes monitoram de perto estes acidentes e recomenda a pessoas que moram próximas a terrenos baldios a redobrar a atenção em suas casas, pois o escorpião gosta de ficar em lugares escuros e úmidos para se reproduzir.

Confira abaixo dicas para deixar os escorpiões bem longe de você

1) Elimine a água parada

Os escorpiões gostam de umidade. Por esse motivo, procuram locais que tenham fontes de água. É importante verificar sobre água parada e também vazamentos ao redor do seu ambiente. Não só o escorpião, como também outras pragas, precisam de fontes de água para sobreviver, portanto, evite deixar fontes de água disponíveis, mesmo que em poucas quantidades.

2) Feche rachaduras e fissuras, especialmente em torno de portas e janelas onde eles podem obter acesso ao seu ambiente

Deixe o seu ambiente vedado contra a entrada de animais peçonhentos como aranhas e escorpiões. Eles podem entrar pelo chão ou até através de janelas, se estas estiverem próximas à árvores e outros locais que podem facilitar o acesso dos animais.

3) Inspecione armários e outros lugares escuros regularmente

Os escorpiões podem entrar no seu ambiente e você pode nem perceber! Se a sua área possui incidência de escorpião, vale a pena se prevenir através da inspeção diária. Confira os locais que podem servir de abrigos de escorpiões, como no entorno de ralos e bueiros, caixa de gordura e outros similares. Lugares protegidos, como embaixo da cama, sapatos e roupeiros podem acabar se tornando esconderijos.

4) Limpe matos, detritos e entulhos ao redor do seu ambiente

Outros locais de abrigos de escorpiões são áreas externas com acúmulo de materiais como lenha, pedaços de madeira ou materiais de obras ou até mesmo folhas secas. É importante deixar o local bem limpo e sem esconderijos para os escorpiões.

5) Escorpiões se alimentam de outros insetos, como grilos e baratas

Elimine estes insetos do seu ambiente, pois são fontes de alimentação do aracnídeo. Um dos elementos que atraem as pragas urbanas são seus alimentos, que garantem a sobrevivência e a proliferação da espécie. Uma das formas mais eficientes de reduzir a oferta de alimentos para o escorpião, é realizar a dedetização (ou desinsetização) anualmente. Além de eliminar o escorpião, também reduz a oferta de alimentos (outros insetos).

Informações da Redação do Jornal Forte no Recôncavo

Nenhum comentário:

Postar um comentário