O deputado Niltinho (PP) encaminhou, através da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), três indicações ao governador Jerônimo Rodrigues solicitando melhorias para o município de Cruz das Almas.
Em uma das proposições, Niltinho pede a reforma e ampliação da rodoviária de Cruz das Almas. Ele argumenta que o município, com população em torno de 80 mil habitantes, possui notoriedade e importância no cenário cultural, econômico, político e social da Bahia, sendo considerado o segundo maior da região. Diz ainda que a tradicional festa de São João, com a emblemática guerra de espadas, projeta a cidade no cenário nacional.
“Sabe-se que a rodoviária do município de Cruz das Almas necessita urgentemente de reforma para atender à necessidade do povo que habita o município ou, até mesmo, se desloca até a cidade utilizando ônibus. Desta forma, a cidade que chega a receber mais que o dobro de sua população no período dos festejos juninos, chegando a ter mais de 150 mil habitantes, precisa de uma estrutura que possa atender de forma confortável a demanda existente”, explica Niltinho.
Na segunda indicação, o parlamentar solicita ao governador e também à ministra da Saúde, Nísia Trindade Lima, a implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) na cidade. Ele explica que o Samu funciona 24 horas por dia, com equipes de profissionais de saúde realizando o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas. O socorro é feito após chamada gratuita, feita para o telefone 192.
“O Samu tem um forte potencial para corrigir uma das maiores queixas dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), que é a lentidão no momento do atendimento”, diz Niltinho. Ele afirma que o Samu já é uma realidade muito bem-sucedida há anos na Bahia, mas que “o município de Cruz das Almas, que chega a apresentar em algumas épocas do ano a indubitável marca de 150 mil habitantes, ainda não dispõe do aludido serviço”.
No documento, Niltinho reitera a necessidade urgente de implantação do serviço na cidade, que, segundo ele, trará grandes benefícios não só aos seus habitantes, como também aos moradores das cidades circunvizinhas.
A solicitação de reforma da delegacia de polícia de Cruz das Almas, com a ampliação do complexo, incluindo a instalação de um Instituto Médico Legal (IML), conclui o conjunto de indicações encaminhadas pelo deputado ao chefe do Executivo baiano, dessa vez destinando a proposição também ao secretário estadual de Segurança Pública.
O deputado volta a argumentar sobre a importância do município localizado na região do Recôncavo sul, que se tornou um polo universitário e mantém uma tradicional festa de São João. “No entanto, como em boa parte dos municípios brasileiros, Cruz das Almas vem sofrendo com a escalada da violência e, com isso, urge a necessidade de novos investimentos na área de segurança pública”, conclui o deputado, que novamente citou o incremento da população durantes os festejos juninos, trazendo a necessidade “de uma estrutura que possa atender a demanda existente”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário